A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Há um novo bar de cerveja em Lisboa

Escrito por
Miguel Branco
Publicidade

E chama-se Showroom Trindade, onde hoje se celebra o Dia Mundial da Cerveja com um Tap Takeover da Brewdog. Tudo isto numa cave do Teatro da Trindade, onde pode encontrar mais de 170 marcas diferentes. Vá com prudência

Nem todas as portas do Teatro da Trindade vão dar ao palco. O número 9D (na Rua Nova da Trindade) é uma espécie de alçapão para uma realidade pouco dramatúrgica. Esta, na melhor das hipóteses, é a mais recente encenação do brasileiro Alexsander Wilkens, responsável pelo bar Enólogos Amadores, que em 2012 era frequentado por grandes morcegos lisboetas, aqueles com especial queda para cerveja artesanal e gin.

Este Showroom Trindade funciona desde Março como bar de serviço do teatro, mas só agora se começa a fazer gente, tais são os clássicos constrangimentos inerentes à abertura de um espaço deste género. “Só agora senti o espaço razoavelmente arrumado para poder dizer que os Enólogos Amadores têm uma nova casa. Mantemos o cuidado de atendimento, perceber quem são as pessoas, com que humor é que elas chegam. Olhar para o cliente e ser capaz de dizer que ele hoje precisa de três shots antes de começar; ou, quando já vem muito alegre, dar-lhe uma água das pedras”, explica Alex, que nos concede confiança para o diminutivo. 

As 70 marcas de cerveja artesanal que já existiam na Bica (morada dos Enólogos Amadores) foram aumentadas para mais de 170 (o número não é certo porque pode mudar diariamente) e estão maravilhosamente expostas maravilhosamente nesta cave (sim, trata-se da cave debaixo do palco do Trindade). Alemãs, belgas, portuguesas, americanas, dinamarquesas: cervejas de todo o género de levedura, sabor e teor alcóolico (se tiver que escolher uma, damos-lhe um conselho: a Mikkeler Black).

A par disto, o Showroom Trindade tem oito bocas de cerveja à pressão, onde se encontram marcas como a Vadia, a Erdinger ou a Brutal. 

Alex confessa que neste período de soft-opening o seu público tem sido “o da cerveja, que até se senta num pneu em baixo da ponte se tiver a cerveja que gosta”. Mas como sempre, nem só de cerveja se faz este Showroom. “O objectivo do espaço é ser um pato, o pato faz tudo, nada, voa. Como estamos dentro do teatro, gostava de ter uma vertente de espectáculos e uma programação definida. Quero, às sextas e sábados ter DJ, às quintas quero trabalhar com música ao vivo, e quero ter petiscos. O meu desejo é ter um sítio que chame pessoas porque elas sabem que aqui vão encontrar alguma coisa boa a acontecer, boas pessoas, bom serviço, boa onda”, afirma.

A prova disso é o evento que se dá neste Dia Internacional da Cerveja, onde Alex traz a conceituada Brewdog para um tap takeover: “Um tap takeover acontece quando uma cervejeira, neste caso a Brewdog, um bom nome nesse mundo, vem e traz os seus barris, os produtos que eles acham que são boas referências. Nós colocamos as nossas oito torneiras à disposição deles. Depois é provar e dançar. É o primeiro de muitos que eu quero fazer.” Ficamos à espera.

Rua Nova da Trindade, 9D. Dom-Qui 19.00-02.00; Sex-Sáb 19.00-03.00. 

Brewdog Tap Takeover: Hoje 19.00-02.00. Entrada livre. 

Últimas notícias

    Publicidade