A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

José Espinho e a Olaio: dois clássicos portugueses agora em livro

Por Maria Ramos Silva
Publicidade

Depois da exposição no MUDE, em 2015, é apresentado nesta terça-feira o livro José Espinho, Vida e Obra, pelas 19.30, no Hotel Ritz.

Pioneiro do design português, o alentejano José Espinho (1915-1973) foi durante mais de vinte anos consultor da empresa de mobiliário Olaio, uma escala decisiva no próprio trajecto da história nacional. Foi essencialmente com a madeira que renovou linhas e desenvolveu móveis para habitação, escritório ou hotelaria.

A linha Caravela ou a célebre cadeira de braços (fauteuil) num modelo Olaio 1962 são apenas dois dos exemplos que integram a categoria dos clássicos, com presença garantida em inúmeros lares da classe média nos idos de 60. Para não falar do aclamado e icónico estirador criado na década de 70, das colaborações com nomes como Daciano Costa e António Garcia ou da assinatura deixada no interior de espaços como a Cervejaria Solmar. 

Foi em 2015 que o MUDE – Museu do Design e da Moda lhe dedicou a mostra que expôs 90 peças de mobiliário, espelho da utilidade, elegância e conforto que ressalta de cada exemplar. A retrospectiva já lá vai mas pode contactar com todo este legado nas páginas de José Espinho, Vida e Obra, o livro agora lançado, que fixa as memórias dessa exposição. 

José Espinho capa livro. Olaio

 + As melhores obras de design e arquitectura em Lisboa 

Últimas notícias

    Publicidade