A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

LisBoa Idade: o festival intergeracional está de regresso

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

A segunda edição do LisBoa Idade troca o Jardim da Estrela pela Graça, num evento com pernas para andar e que se vai espalhar por vários locais do bairro.

O novo coreto da Graça foi o palco da conferência de imprensa que apresentou a segunda ronda do festival que no ano passado decorreu a 1 de Outubro, Dia Internacional do Idoso, juntando cerca de quatro mil pessoas no Jardim da Estrela, ao longo de quatro dias. Este ano, a agenda do primeiro dia de Outubro já estava muito ocupada e as actividades estão marcadas para esta sexta e sábado. Apesar de mais compacta, esta edição vai continuar a promover a reflexão e o debate sobre o tema do envelhecimento saudável através de uma série de actividades físicas e culturais. Um evento que acaba por estar integrado numa estratégia mais ampla para Lisboa, no sentido de promover a qualidade de vida no envelhecimento.

Mas o que vem a ser isto? Nas palavras de Cláudia Semedo, actriz, apresentadora e embaixadora do LisBoa Idade ao lado do veterano Júlio Isidro, o festival "fala de uma coisa que não estando obviamente presente, está totalmente presente: direitos humanos. Os seres humanos têm o direito a ser felizes e a ter uma vida plena. E o LisBoa Idade é isso. Fala para todas as idades. O envelhecimento saudável é um assunto que nos diz respeito a todos, porque todos os dias estamos a viver o envelhecimento. Uma coisa natural que não nos inviabiliza. A vida não acaba quando assinamos os papéis de reforma". Já João Afonso, vereador dos Direitos Sociais, defende que “as pessoas têm de se preparar para o envelhecimento independentemente da idade” e explica a escolha da Graça: "A ideia é diversificar os locais na cidade de Lisboa. E também leva a que habitantes de outras zonas da cidade procurem este local; que que tenha ido à Estrela o ano passado venha à Graça. E espero que para o ano, os da Estrela e da Graça vão a outro local. Talvez mais para norte".

Do programa do LisBoa Idade, destaque para o concerto de Mário Laginha e Pedro Burmester no claustro do renovado Convento da Graça aberto desde 1 de Julho, um espectáculo agendado para sexta-feira às 19.00. Outro dos embaixadores é o chef Hélio Loureiro que estará também de regresso para um showcooking, desta vez no Jardim Augusto Gil, sábado às 15.00. Também sábado, mas pela fresquinha (entre as 09.30 e as 13.00) pode participar no Fórum LisBoa Idade, que terá como temática o "Envelhecimento activo na cidade de Lisboa" e que espera pelo contributo dos lisboetas. Uma oportunidade para participarem no governo da cidade, apresentando sugestões que podem mesmo ser levadas em conta pelo município.

A participação é livre em todos os eventos e actividades. Espreite o programa completo aqui.

Últimas notícias

    Publicidade