A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Livro centenário de Tolkien chega às livrarias

Escrito por
Maria Sacadura Simões
Publicidade

100 anos depois de ter sido escrita pelo autor de O Hobbit e da saga O Senhor dos Anéis, a história de amor entre Beren e Lúthien chega às livrarias

No décimo aniversário da publicação de Os Filhos de Húrin, outra obra de J. R. R. Tolkien vê a luz do dia. Falamos de Beren e Lúthien, a lendária história de amor entre um homem, Beren, e uma elfa, Lúthien, que ocorre 6500 anos antes da saga de Frodo Baggins. A trama shakespeariana desta paixão é mencionada várias vezes n'O Senhor dos Anéis e n'O Silmarillion, e começou a ser escrita quando Tolkien regressou da Batalha do Somme, uma das mais sangrentas da Primeira Grande Guerra.

"Ele perdeu dois dos melhores amigos na Batalha do Somme, e pode imaginar-se que interiormente estivesse tão mal quanto estava fisicamente", diz John Garth, especialista em Tolkien, à BBC. Na história, o pai de Lúthien obriga Beren a roubar "o mais cruel dos seres", Melkor, ou Morgoth, para se poder casar com a amada – e esta junta-se-lhe na façanha. A trama era de tal modo importante para o seu autor que as lápides de Tolkien e da mulher têm gravados os nomes Beren e Lúthien.

Nesta obra, Christopher Tolkien, filho do autor, procurou mostrar o modo como a história foi sendo alterada ao longo do tempo para se adaptar a O Silmarillion. Editado pela HarperCollins e com ilustrações de Alan Lee, o livro está disponível na versão inglesa desde dia 1 de Junho. Pode estar tranquilo: as paisagens típicas da Terra Média estão presentes, assim como os elfos, os orcs e outras criaturas que tais.

Últimas notícias

    Publicidade