A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Música e cinema no CCB de Verão

Escrito por
Miguel Branco
Publicidade

O Verão é quando o Homem – e os senhores da meteorologia – quiser. No CCB de Verão, o sol, leia-se programação, dura até Outubro

O CCB é o ano inteiro. Comecemos por aí. Mas temos de concordar que esta é a altura do ano em que estamos mais predispostos a sair de casa, a consumir cultura, a deixarmo-nos estar na rua. Assim, o CCB de Verão propõe cinema ao ar livre todas as sextas-feiras até Setembro, enquanto que até ao fim de Agosto há concertos de quinta a domingo no Jardim das Oliveiras. Pelo meio há uma exposição e um festival de música clássica.

Vamos por partes. Em Julho, a música reina em todas as vertentes. Dia 1, às 19.00 (os concertos são sempre à mesma hora), Pedro Segundo (bateria) e Ross Stanley (órgão hammond) dão o pontapé de saída. No dia seguinte, Joana Machado, artista já consagrada na música independente nacional (com especial queda para o jazz) apresenta o seu novo disco: Lifestories. Dia 6, Roque, banda do guitarrista João Roque, que funde rock e jazz, passa pelo Jardim dos Oliveiras.

No dia 7, sexta-feira, arranca o cinema com Amy Winehouse: I Told You I Was Trouble: Live in London. Não é a única sessão de cinema com concertos de música pop. Pode ver ainda, sempre à mesma hora (21.30), Jamiroquai: Live at Montreux Jazz Festival (dia 14), David Bowie: A Reality Tour, concerto gravado em Dublin e Scissor Sisters: We Are SS and So Are You (dia 28).

Pelo meio, concertos de NOA, Marco Oliveira, Otto Pereira, Cícero Lee Trio, Diego El Gavi, Eisa Project, João Bernardo Trio, Tubax, Frederico BC – Nice’N’Easy, Sabre, Suzie’s Velvet e Maro/Carlos Garcia.

Em Agosto, dia 3, o Jardim das Oliveiras acolhe o concerto de um trio que não vai querer perder. Estes três senhores são dos actores mais importantes do jazz nacional, que aqui vão tocar temas do cancioneiro americana: André Santos (guitarra), Romeu Tristão (contrabaixo) e Ricardo Toscano (saxofone). Dois dias depois continuamos no jazz: Desidério Lázaro Quarteto é sempre uma bela opção. E é também no mês oito que, no que ao cinema diz respeito, a música dá lugar à arquitectura. Em dez filmes da dupla de realizadores, produtores, e artistas Ila Bêka e Louise Lemoine, damos uma volta por várias visões da arquitectura actual, de Rem Koolhaas ao Barbican Art Centre, em Londres.

O início de Setembro marca outro importante acontecimento da programação. O Verão Clássico decorre de 1 a 10, com direcção artística e pedagógica de Filipe Pinto-Ribeiro, e junta concertos e masterclasses de algumas das maiores referências mundiais de música de câmara.

Voltemos atrás apenas para falar de Fernando Guerra: Raio X de uma prática fotográfica, exposição que está patente na Garagem Sul de 11 de Julho a 15 de Outubro, data que coincide com o fim do CCB de Verão. Como vê, não falta cultura com que se coçar.  

Últimas notícias

    Publicidade