A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Na nova loja Ementa, o prato do dia é sempre o skate

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

Comer, dormir e skatar. A filosofia de vida de um grupo de amigos levou ao nascimento de uma marca de streetwear. Dez anos depois, a Ementa ganha uma loja perto da Avenida. 

A Ementa nasceu sobre rodas, nas ruas da Amadora. Dez amigos, todos unidos pela paixão pelo skate, começaram a publicar pequenos vídeos amadores no YouTube, que ganharam uma legião de seguidores. “Quando chegamos a um restaurante, pedimos a ementa, com uma lista de pratos. Nós também somos uma ementa, mas de amigos, com a filosofia ‘Comer, dormir e skatar’”, explica Raphael Castilho, o sócio que os outros descrevem como “o big boss”.

O sucesso dos vídeos cheios de piruetas, malabarismos e humor motivou um convite improvável: produzir t-shirts com o nome ou o logotipo da marca – um garfo. Os amigos aceitaram o desafio, com uma única condição: tinha de ser tudo 100% português. “A malta gosta de coisas portuguesas”, diz outro sócio, Nikita Górev, skater que trocou a Rússia por Portugal há 13 anos.

Do primeiro vídeo, em 2007, para agora, muita coisa aconteceu. A Ementa já não vende só t-shirts – a última colecção inclui camisas, camisolas, pólos e bonés, além de sacos, fanny packs e carteiras em pele, entre os 24,90€ e 54,90€ – e no início de Setembro ganhou um espaço próprio fora da internet. À porta do número 20 da Travessa do Rosário, mesmo ao lado da Praça da Alegria, lê-se o slogan “Motivated by friendship”. Lá dentro, há streetwear nacional, pranchas de skate e muitos amigos.

Então e para elas, nada? “Nós somos só rapazes, mas temos namoradas”, diz André Pereira, o terceiro rapaz da fotografia. Assim, nas prateleiras da nova Ementa, também há malas para miúdas que andam, ou não, de skate.

Ementa. Travessa do Rosário, 20. 21 134 8186. Todos os dias 10.00-13.00 e 14.00-19.00

Últimas notícias

    Publicidade