A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Nesta Ohficina nada se perde, tudo se transforma

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Madeira, alumínios, plásticos, tecidos ou papel, tudo junto dentro de uma antiga estufa recuperada no meio do Parque Marechal Carmona, em Cascais. Sabe o que é? É a nova Ohficina.

Maria Peres e Joana Quadros, ambas educadoras de infância, juntaram forças e mentalidades para criar este novo projecto que assenta em três grandes pilares: a educação, a sustentabilidade ambiental e a arte. “Há coisas que são desperdício para uns e para nós é matéria-prima, e é aí que entra a Ohficina. Pomos à disposição os materiais e podem ser oferecidos à comunidade”, explica Maria. “A ideia é dar uma nova vida aos materiais e ensinar as pessoas que podem sempre fazer alguma coisa com o que acham que é lixo”.

A Ohficina acaba por ser um laboratório de materiais improváveis onde se experimentam, armazenam e oferecem-se esses materiais. É um espaço aberto a todos, aliás. a premissa base assenta mesmo na partilha com toda a comunidade, e tem um programa livre e outro mais orientado. Vamos por partes: a Ohficina está aberta durante a semana para receber a comunidade e escolas (sempre por marcação 91 483 8321 ou ohficina.pt@gmail.com) e, nestas visitas livres, o visitante tem a oportunidade de escolher o material, mas se precisar de orientação Maria e Joana estão lá para isso.

Ao fim-de-semana, o espaço dinamiza workshops para famílias com uma temática mensal - o próximo é já este sábado, dia 4, cujo tema é “Onde Sentes a Natureza?”, uma actividade de exploração sensorial que começa às 10h30 (5€/família).

“Apesar de ser aberto a toda a gente, temos especial atenção às crianças, porque acreditamos que o contacto com estes materiais, crus e improváveis, desenvolve competências transversais que não são trabalhadas no ensino tradicional”, defende Maria. “A parte mais prática, o sentido crítico, a atenção, a autonomia, uma série de competências que não são desenvolvidas no modelo tradicional de algumas escolas.”

Maria e Joana acreditam neste circuito que fazem entre quem doa, o armazém que têm, e a comunidade a quem “devolvem” a matéria de uma forma pedagógica e esteticamente cuidada.

“Este projecto já existe noutros países, e a nossa ideia é explorá-lo por cá. Abrir o projecto a toda a gente e fazer com que esteja completamente engrenado no ritmo das famílias e das escolas, fazer parte da rotina da sociedade”, conclui Maria.

Parque Marechal Carmona. Praceta Domingos D’Avilez Av. da República. ohficina.pt@gmail.com 91 483 8321. Seg, Qui e Sex 10.30-13.03. e 14.30-15.30. Sáb e Dom consoante programação.

Últimas notícias

    Publicidade