A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

No Festival Silêncio, as crianças têm actividades só para elas

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

O Festival Silêncio chega esta quinta-feira, dia 28 de Setembro, e estende-se até domingo, 1 de Outubro. As actividades propostas são muitas e o Ciclo Palavrinhas é inteiramente dedicado aos mais pequenos. A melhor parte? A entrada é livre. 

O Cais do Sodré é o epicentro do evento, com dezenas de actividades para toda a família. Em cada canto do bairro esconde-se uma escapadinha cultural. Para lhe facilitar a vida, damos-lhe uma mão cheia de propostas para entreter os miúdos durante os dias do Silêncio. 

Amar um Cão

Amar um Cão: o texto é de Hélia Correia e a leitura é de Marta Bernardes, que terá uma uma companhia especial, a cadela Sol. A sessão de leitura é direccionada a toda a família e pretende ter um sentido imersivo, entrando pelo campo sensorial e do imaginário.

Rua da Boavista,9. Dom 17.00.

Chapéus na Rua

O Silêncio também é circo. Ricardo Paz, artista circense contemporâneo, leva Chapéus na Rua à Praça de São Paulo — um espectáculo de mastro chinês que se baseia no quotidiano, do dizer ao ouvir, do amar ao odiar. As crianças têm de aprender que tudo na vida pode ser normalizado.

Praça de São Paulo. Sex 19.00.

História do Menino que Virou Bicho

E se os miúdos virassem estrelas de rock n’roll por alguns momentos? A “História do Menino que Virou Bicho” é um concerto-história com canções de grandes feras ou pequenas criaturas. As músicas estão no CD Histórias de monstros e outros bichos, lançado em 2016. É um espectáculo interativo que vai ajudar a superar medos e afastá-los da mente da pequenada, tudo com recurso à teatralidade.

Musicbox. R. Nova do Carvalho, 24. Dom 17.30.

Contos em Sombras

Hans Christian Andersen criou muitos dos contos da nossa infância, verdadeiros clássicos que não devem cair no esquecimento. “A Princesa e a Ervilha”, “A Polegarzinha” e “O Soldadinho de Chumbo” vão ser apresentadas em marionetas em Contos em Sombras, num espectáculo de sombras que vai transportar miúdos e graúdos para o universo das histórias de encantar.

Rua das Gaivotas, 6. Sáb 15.30.

Biblioteca Itenerante - Jogos Criativos

Integrado na acção Biblioteca Itenerante, que decorre durante os quatro dias de festival, Jogos Criativos é um projecto de Carolina Barreiros e Célia Amaro criado para esta edição do Silêncio. A ideia é pôr os miúdos em contacto com uma série de jogos tradicionais, para que essas brincadeiras não se percam. Aliadas aos jogos, vão estar a prática de artes manuais e a literatura, proporcionando momentos divertidos de partilha no meio do burburinho da cidade.

Praça de São Paulo. Dom 16.00.

Bebeteca 

Não pense que os bebés não estão incluídos na equação. Há uma bebeteca móvel em plena praça de São Paulo, dedicada só aos mais pequeninos – para desenvolver as capacidades cognitivas e os índices de atenção através de sessões de leitura e brincadeiras.

Praça de São Paulo. Qui-Dom todo o dia. 

Oficina Cocorococó

Ninguém sai desta oficina sem saber de trás para a frente as onomatopeias. É preciso dar largas à imaginação, criar sons e ilustrar coisas e os espaços que os emitem. A oficina Cocorococó é um verdadeiro jogo de memória ilustrado para desenvolver a atenção e associar os sons aos objectos do dia-a-dia. 

Pátio Pólo Cultural Gaivotas. Rua das Gaivotas, 8. Dom 16.00. 

Últimas notícias

    Publicidade