A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O Chiado está cada vez mais saudável

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Há uma data de coisas boas que fazem bem à saúde no novo restaurante vegan da cidade, o Organi Chiado, que abriu as portas na Calçada Nova de São Francisco, em Dezembro. Debaixo de um toldo verde, um quadro de xisto anuncia a ementa do dia: por 8,90€ come um prato de tofu espiritual, cozinhado com cenoura e cebola, acompanhado de arroz integral, e leva ainda para a mesa uma sopa de lentilhas ou um sumo de fruta. Por esta altura deve estar a perguntar-se por que razão o prato aqui em cima tem camarões. Miguel Costa, um dos sócios, explica: “Porque não somos radicais. E como queremos que toda a gente se sinta bem neste espaço, a par das opções vegan há sempre um prato de peixe ou de marisco”.

João Sales, o chef que dá formação no Instituto Macrobiótico, jura a pés juntos que na sua cozinha “não entra carne, ovos, lacticínios ou açúcares refinados”. Mais: “substituímos alguns ingredientes por outros mais saudáveis, como é o caso das geleias, da stevia, do açúcar de coco ou das tâmaras”, diz, acrescentando que o queijo que vendem é vegetal, feito à base de coco. E a ementa varia todos os dias. Razão? Além de cozinharem com produtos da época, também escolhem o que os fornecedores têm de mais fresco.

Durante a tarde, a partir das 15.00 servem snacks de pão caseiro com patés, servem bifanas de seitan ou pregos de atum, que podem ser acompanhados por cervejas artesanais ou vinhos biológicos. E, em breve, planeiam acrescentar às opções do dia hambúrgueres de lentilhas, de cogumelos ou de azeitona (6,50€), e duas paelhas, uma delas vegan, claro. Mas enquanto isso não acontece, atire-se às sobremesas. Há bolos de chocolate feitos com cacau magro, tartes de maçã com chia e mousses de aveia e bagas goji, que não pesam (muito) na consciência.

Fotografia: Manuel Manso

 Organi Chiado. Calçada Nova de São Francisco, 2. Seg-Dom 11.00-00.00.

Últimas notícias

    Publicidade