A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O Dicionário de A Guerra dos Tronos

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Não é preciso esperar mais pelo frio. O Inverno já chegou, com a estreia da sétima temporada de Guerra dos Tronos. Corremos o maior fenómeno televisivo da década de A a Z. Aviso: este artigo conta com spoilers para quem ainda não viu as temporadas anteriores. 

A

Andals

São a etnia dominante no continente de Westeros. O rei dos Sete Reinos tem o título de “King of the Andals and the First Men” (Rei dos Andals e dos Primeiros Homens), em referência aos dois principais grupos étnicos da região.

B

Bran Stark

É o quarto filho de Eddard e Catelyn Stark, os antigos regentes do Norte. Está a aprender a controlar os seus poderes para lá da muralha de gelo que separa, literalmente, a civilização da barbárie. É agora o novo "three eyed raven".

C

Cersei Lannister

A odiosa rainha-mãe. No ano passado declarou guerra aos militantes da fé, aniquilando-os sem dó nem piedade. Chega à sétima temporada praticamente sozinha (resta-lhe o seu servo Qyburn, ex-maester da Cidadela), mas como Rainha dos Sete Reinos.

D

Daenerys Targaryen

Que se saiba, é a última descendente dos Targaryen, a dinastia que durante séculos regeu Westeros. Nasceu no exílio, depois da morte do pai e do irmão mais velho, mas tem estado, ao longo destes sete anos, a reunir um exército no continente de Essos para recuperar o trono. A sexta temporada terminou com ela finalmente a caminho de Westeros. A coisa promete dar luta. 

E

Essos

Um grande continente a leste de Westeros, onde se passou uma grande parte da acção até aqui. Corre o risco de passar para segundo plano na próxima temporada, já que Daenerys embarcou com todo o seu exército em direcção a Westeros na última cena do último episódio da última temporada.

F

Fantasia Medieval

No início, a série parecia evitar a componente menos realista do género, mas não demoraram a aparecer dragões e mortos-vivos – todavia continua a não haver elfos.

G

George R. R. Martin

O autor da saga literária em que se baseia a série. Escreveu A Guerra dos Tronos, o primeiro tomo, em 1996 e desde aí publicou mais quatro, mas cada novo livro demora mais a chegar do que o anterior. Falta publicar dois livros. Apenas um está escrito.

H

HBO

O mais celebrado canal de televisão por cabo americano. Desde os 90s produziu séries como Sexo e A Cidade, Os Sopranos ou Sangue Fresco, mas A Guerra dos Tronos é o seu sucesso mais transversal.

I

Iron Islands

É um dos Sete Reinos e tudo indica que vai ser mais importante do que nunca na sétima temporada. Euron Greyjoy matou o irmão para ali reinar.

J

Jon Snow

O alegado bastardo de Ned Stark levou 50 facadas no final da quinta temporada. Muitos fãs acreditaram que não tinha morrido, ou que pelo menos que ia ressuscitar. Foi o que aconteceu. O actor Kit Harington garantiu que a sua personagem estava mesmo morta, mas esteve presente na rodagem da sexta temporada da série e o seu nome continua nos créditos iniciais da sétima.  Afinal, foi nomeado Rei do Norte e reconquistou Winterfell.

K

King's Landing

A capital dos Sete Reinos é um dos principais cenários da série desde o primeiro episódio. No entanto de ano para ano tem perdido tempo de ecrã, e tudo indica que esta tendência não se deverá inverter em 2017.

L

Lyanna Stark

É uma das personagens mais enigmáticas. Há teorias que defendem a irmã de Ned Stark é a verdadeira mãe do bastardo Jon Snow, assumido como filho por Ned, e na próxima temporada é possível que se deslinde de vez um dos principais mistérios.

M

Melisandre

Também conhecida como a Sacerdotisa Vermelha, crente na divindade Senhor da Luz, R’hllor, foi a responsável por devolver a vida a Jon Snow na sexta temporada, para gáudio dos fãs. Mas ao descobrir que ela foi a responsável pelo sacrifício da pequena Shireen Barateon, Snow expulsou-a de Winterfell, onde estava juntamente com a Patrulha da Noite.

N

Night's Watch

A ordem militar que defende a muralha de gelo que separa os Sete Reinos das terras áridas e mágicas do extremo norte de Westeros. Nas suas fileiras encontram-se criminosos perigosos, nobres inconsequentes e uma enorme massa humana que se situa entre estes dois campos. Jon Snow era o líder da organização, mas foi morto pelos seus confrades. Como já explicámos, depois ressuscitou e condenou à morte aqueles que o assassinaram. 

O

Óbitos

Os redactores de obituários em Westeros e Essos têm uma vida particularmente atarefada. Desde que a série começou já vimos morrer centenas de pessoas, incluindo para cima de uma dúzia de personagens principais. Isto sem contar com os milhares que terão perecido fora de cena. Trágico.

P

Pirataria

A Guerra dos Tronos é a série mais popular nos sites de torrents. Um verdadeiro fenómeno que conheceu o seu apogeu quando os primeiro quatro episódios da quinta temporada chegaram à net, semanas antes da sua estreia.

Q

Qarth

“A maior cidade que alguma vez existiu ou vai existir.” É assim que a elite de Qarth se refere à sua cidade. Contudo, não aparece na televisão desde a segunda temporada. 

R

R+L=J

Esta fórmula esconde uma das teorias mais populares junto dos fãs e foi confirmada na última temporada. Segundo os seus proponentes, Jon Snow não era filho do honorável Ned Stark, mas sim dos falecidos Rhaegar Targaryen, príncipe herdeiro e irmão de Daenerys, e Lyanna Stark, cujo alegado rapto espoletou a guerra civil que terminou com a subida de Robert Baratheon, o noivo de Lyanna, ao trono. 

S

Seios

Nem só de intrigas políticas, rios de sangue e baforadas de dragões se faz uma série. Nas primeiras temporadas contam-se pelos dedos de uma mão os episódios em que não se vê pelo menos um mamilo. A quantidade de nudez tem vindo a descer, mas continua a ser notável.

T

Tyrion Lannister

A personagem interpretada pelo magnífico Peter Dinklage é uma das mais amadas. Um tipo com uma vida lixada, que ainda assim (ou talvez por isso mesmo) é um dos seres humanos mais decentes da série. Neste momento está a caminho de Westeros com a armada de Daenerys e a sua frota de navios e exército.

U

Unsullied

Os eunucos que são soldados de elite das Cidades Livres de Essos. São o exército pessoal de Danaerys Targaryen, que os libertou. 

V

Valar Morghulis

"Todos os homens devem morrer." É um dizer popular de Essos, e sobretudo de Braavos, que remete para o "memento mori" latim. Jaqen H'ghar partilha estas palavras com Arya Stark na segunda temporada.

W

Westeros

O principal continente de A Guerra dos Tronos. É lá que se encontram os sete reinos, é lá que estão os monstros para lá da muralha, é lá que as pessoas se queixam que "vem aí o Inverno".

X

xxx

Esta série não é para meninos (desculpem lá, mas é difícil encontrar palavras começadas por X)

Y

Yara Greyjoy

A irmã de Theon e sobrinha de Euron Greyjoy. Na última temporada, o seu tio, Euron Greyjoy, matou o seu pai, Balon Greyjoy, o rei. Yara queria então transformar-se na primeira mulher a governar as Iron Islands, mas o tio ganhou a maioria dos votos. Yara e o irmão fogem para Essos para negociar com Danaerys, oferecendo-lhe navios em troca do seu apoio. No último episódio, Yara regressa a Westeros, já como parte do exército da Danaerys. 

Z

Zombies

Não são propriamente os zombies devoradores de cérebros que conhecemos de outros objectos pop, mas os mortos-vivos que existem para lá da grande muralha de gelo têm sido uma presença constante (mas inicialmente  secundária, senão mesmo inconsequente) desde que começou a série. Na última temporada ficámos a conhecer a sua origem, através de uma das visões de Bran. Na próxima, vão ter ainda mais destaque. 

Últimas notícias

    Publicidade