A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O fim da aventura em Silicon Valley

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Se tem saudades de ouvir o inconfundível chiar de um modem a fazer a ligação à internet, ou de contemplar um daqueles monitores de computador pesadões como os que há 20 e 30 anos tinha em cima da secretária de casa ou do emprego, então Halt and Catch Fire, cuja quarta e última temporada começa no AMC este domingo é a série para si.

A revolução no mundo da informática, o advento da indústria dos computadores pessoais e o aparecimento, desenvolvimento e vulgarização da world wide web nas décadas de 80 e 90 têm a sua história contada na televisão através desta série criada por Christopher Cantwell e Christopher C. Rogers em 2014, passada em Dallas, no Texas, e em Silicon Valley, em São Francisco. 

A série é influenciada pelas biografias de figuras como Steve Jobs e Bill Gates e por livros de referência sobre o meio, caso de The Soul of a New Machine, de Tracy Kidder, publicado em 1981, que conta a história da criação de um novo computador na Data General Corporation. E tem como principais personagens Joe MacMillan (Lee Pace), um executivo com visão de futuro que trabalhou na IBM, ligado ao desenvolvimento do computador pessoal desta companhia; Gordon Clark (Scoot McNairy), o talentoso e persistente engenheiro, que o acompanha no seu projecto de construir um novo tipo de computador; e Cameron Howe (Mackenzie Davis), a rebelde e genial programadora que se envolve amorosamente com Joe e que representa o terceiro vértice deste triângulo que quer cavalgar a crista da onda da revolução dos computadores e da navegação na web. Fazendo história, ficando para a posteridade e ganhando muito dinheiro.

Esta quarta e derradeira temporada de Halt and Catch Fire tem dez episódios e passa-se, tal como a terceira, já em Silicon Valley, para onde a Mutiny, a empresa entretanto criada por Cameron e por Donna (Kerry Bishé), mulher e colaboradora de Gordon, se instalou. E centra-se na forma como as coisas que as personagens criararam as influenciaram e mexeram com as relações entre elas, para o melhor e para o pior.

Estamos nos anos 90 e já passou muita água debaixo das pontes. A competição é intensíssima e impiedosa em Silicon Valley, vivem-se os primeiros dias da internet, um novo e extraordinário mundo que se abre à humanidade e que vem marcar, inevitavelmente, no campo pessoal como no profissional, as vidas de Joe, Gordon, Cameron e Donna, e daqueles que se lhes foram juntando desde o início da sua aventura no Texas, uma década atrás.

AMC. Dom 22.10 (estreia T4) 

Últimas notícias

    Publicidade