A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O mural que celebra a Carta de Lisboa

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

A Galeria Ratton faz 30 anos, mas em vez de pedir prendas, preferiu oferecer uma: um mural que vai ser vizinho da Assembleia Municipal de Lisboa.

"Todos os cidadãos e todas as cidadãs de Lisboa têm o direito a uma habitação digna, segura, salubre e acessível." Este é o artigo 13º (em 19) da "Carta de Lisboa – Direitos e Responsabilidades" que pode trazer boa fortuna a quem procura casas dignas a preços acessíveis.

 

Júlio Pomar (Participação), Lourdes Castro (Saúde) e Graça Morais (Ambiente)
©Manuel Manso

Desde 2014 que o Pelouro dos Direitos Sociais tem realizado os anuais Fóruns da Cidadania, e na última edição os cidadãos participantes aprovaram a declaração "Lisboa, Cidade com Direitos". Foi este o início do processo que desenhou a "Carta de Lisboa – Direitos e Responsabilidades", um documento que promove o respeito pela diversidade, a igualdade, a dignidade, a segurança e o ambiente, e que servirá para orientar as políticas e programas para a cidade.

"Quando soube do texto desta carta, de repente fez-se um clique", disse-nos Tiago Monte Pegado, director da Galeria Ratton. Um clique inspirado nesta iniciativa colectiva que agora se traduziu em arte. A galeria reuniu alguns dos artistas com quem tem um histórico de colaborações e propôs a construção de um mural em azulejos que desenhasse algumas das palavras chave da nova carta. Andreas Stöcklein, Eduardo Batarda, Graça Morais, Irene Buarque, Jorge Martins, Júlio Pomar, Lourdes Castro, Maria Beatriz e Pedro Proença disseram sim e, em estreia na colaboração com a Ratton, também o fizeram Sofia Areal e Manuel Vieira (o artista também conhecido como Manuel João Vieira, mas noutras aventuras).

Andreas Stocklein (Habitatão), Irene Buarque (Inclusão), Eduardo Batarda (Proteção), Maria Beatriz (Solidariedade) e Pedro Proença (Educação)
©Manuel Manso

Até ao final do ano a obra estará na sala central da galeria e o destino seguinte será na área exterior da AML e a ideia é fazer coincidir a instalação com a aprovação oficial do documento. Um mural que se constitui como um marco simbólico da Carta de Lisboa, para que não se perca no tempo.

Jorge Martins (Lazer), Manuel Vieira (Trabalho) e Sofia Areal (Cultura)
©Manuel Manso

+ O maravilhoso mundo dos azulejos em Lisboa 

Últimas notícias

    Publicidade