A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O regresso das Noites de Verão

Escrito por
Miguel Branco
Publicidade

O ciclo de concertos Noites de Verão volta a dar música aos fins de tarde de sexta-feira de Julho e Agosto. Ao Jardim das Esculturas do MNAC junta-se o Jardim dos Coruchéus, em Alvalade

O Verão pede fins de tarde musicados. A Filho Único dá. E dá já lá vão oito anos. Em co-produção com a EGEAC, as Galerias Municipais e o MNAC, as Noites de Verão (sim, o nome é este porque às tantas, durante os concertos, vira noite) estão de regresso à capital com uma série de concertos e DJ sets de relevo, que prometem tornar o seu Julho e Agosto num autêntico festival. 

Acontece todas as sextas-feiras, de 7 de Julho a 25 de Agosto. A novidade para este ano é o aparecimento do Jardim dos Coruchéus, em Alvalade, como palco dos concertos de Julho. Ogoya Nengo & The Dodo Women’s Group vêm do Quénia para pregar a ancestralidade da sua tribo em modo folk, com voz, percussão e pouco mais. Isto na primeira data. Sete dias depois, a 14 de Julho, temos Volúpia das Cinzas, o projecto de Gabriel Ferrandini com Hernani Faustino e Pedro Sousa criado numa residência artística na ZDB em 2016. A 21 de Julho o enorme Hieroglyphic Being, que também estará no Milhões de Festa, em Barcelos, e que representa a electrónica experimental e ambiental. O mês acaba com Vaiapraia e as Rainhas do Baile, que já se tornaram nome obrigatório do cardápio do rock nacional, num queercore e uma raiva punk de inegável talento. 

Em Agosto voltamos ao Jardim das Esculturas do MNAC. Dia 4 há o virtuoso Ricardo Rocha, caso raro na interpretação da guitarra portuguesa. A 11 é tempo de Gigi Masin, DJ e produtor italiano lendário, cujos primeiros passos nos pratos foram dados nos anos 70. A esta garantia de excelência seguem-se mais duas: os portugueses Calhau! e Primeira Dama, dois projectos com poucas semelhanças mas uma certeza, que a música é o veículo disruptivo de apresentarem as suas preocupações. 

Venham depressa Noites de Verão, já não podemos com noites frescas.

Últimas notícias

    Publicidade