A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Olhares do Mediterrâneo: a mulher nas rédeas do cinema

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

A mulher, enquanto tema de debate, não é para aqui chamada. São chamadas antes todas as mulheres envolvidas no processo criativo do cinema — da realização à assistência de produção — para esta que é a 4.ª edição do Olhares do Mediterrâneo - Cinema no Feminino no Cinema São Jorge.

“Os filmes não são sobre mulheres, não há nenhum manifesto feminista associado”, conta Sara David Lopes, uma das organizadoras do festival que acontece de quinta (28 de Setembro) a domingo (1 de Outubro). “Começámos por replicar o festival Films Femmes Mediterranée de Marselha. Vimos que havia imensos filmes feitos por mulheres e em Portugal não havia essa valência. A partir daí foi fácil imaginarmos o Olhares do Mediterrâneo.”

Além da competição geral, a iniciativa conta com o ciclo Travessias, dedicado aos fluxos migratórios, e com uma nova secção — o Começar a Olhar, um ciclo de filmes de escola que leva a concurso 15 filmes numa competição separada da geral. “Além de toda a programação dita regular, temos sessões para escolas e outras dedicadas às famílias. Queremos que os miúdos reflictam e conheçam outros países através do cinema, e outras formas não tão convencionais de contar a realidade”, diz.

Este ano são 52 os filmes a concurso originários de 14 países como Itália, Israel, Palestina, Suíça, Reino Unido e, claro, Portugal.

Cinema São Jorge. Av. da Liberdade, 175. Qui-Dom a partir das 14.00. 

+ O cinema português em 2017: balanço e antecipação 

Últimas notícias

    Publicidade