A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Os arraiais deste fim-de-semana em Lisboa

Escrito por
Catarina Moura
Publicidade

Entrámos na segunda metade do mês, razão para entrar em contagem decrescente que só para o ano é que Junho volta — a não ser que viva num dos bairros que ainda têm arraiais, esteja farto de sons declinados de acordeões e queira dormir.

O fim-de-semana que se avizinha pode muito bem ser o auge das festas deste ano já que, se por um lado ainda há uma boa quantidade de arraiais, por outro já passou a noite de Santo António e ficaram na rua só os verdadeiros amantes do santo, os resistentes. Não podemos garantir que sejam poucos e que haja espaço que chegue para rodopiar, mas deixamos-lhe a agenda, que uma sexta-feira como a que aí vem já só se repete para o ano.

Alcântara

O arraial da Academia de Santo Amaro (Rua da Academia Recreativa de Santo Amaro, 9) é para já o único que revelou nas redes vídeos daquele comboio característico da "linda falua". Vai ter novamente música ao vivo com o Duo Compacto e petiscos nos dias 16 e 17, das 20.00 às 02.00.

Alfama

Alfama ganhou as marchas e este fim-de-semana é para esfregar o facto na cara das inimigas. O Arraial de São Miguel (Largo de São Miguel) e o Arraial do Magalhães Lima (Largo do Salvador) estão de pé no sábado. O Arraial de São Tomé (Rua de São Tomé) esteve activo desde dia 9 sem paragens e mantém-se forte na sexta e no sábado. O Arraial do Adicense (Calçadinha da Figueira) vai bombar sexta, sábado e domingo e nem é preciso falar da sardinha de Alfama, em qualquer um destes arraias, e da música portuguesa, que é só o que se ouve. Já acorda com A Bela Portuguesa na cabeça?

Avenidas Novas

O grupo Excursionista “Os Económicos” (Rua Filipe da Mata) tem arraial a 16 com os Infinitos Sons. Dia 17 o Duo Latinos dão o som — "animação e charme, num mix perfeito entre a música Latina e Portuguesa", lê-se na descrição dos dois cantores no Youtube.

Belém

Dia 16 e 17, das 20.00 às 02.00 O arraial do grupo Sportivo de Pedrouços (Largo Luís Alves Miguel), chama o Trio Maravilha e o Trio Clave.

Bica

Para quem não dorme na Bica desde dia 7, más notícias: só vai voltar a dormir na segunda. O Marítimo Lisboa Clube (Calçada da Bica Grande) e o Grupo Desportivo Zip Zip (Largo de Santo Antoninho) e o Santos de Santa (Calçada do Combro), organizado pelos escuteiros do agrupamento 48 de Santa Catarina, têm arraiais da sexta, sábado e domingo. Bom descanso na segunda e terça, que quarta-feira, dia 21 volta a haver mais.

Cais do Sodré

O Maior Arraial de Lisboa, dizem eles, é no Largo do Corpo Santo, no Cais do Sodré e tem tido uma direcção artística irrepreensível. Este fim-de-semana é a vez de Mónica Sintra que actua dia 16 às 21.00.

Campolide

Os Santos à Campolide não param desde dia 7 e continuam assim até dia 18. Há arraial sexta, sábado e domingo e dia 17 é para meter a broca, comer a ameijoa e levar no pacote com Rosinha.

Carnide

O Arraial do Carnide Clube não sai do coreto e estão o Duo Cascais Odisseia na Sexta e os Enigma no sábado. Se a esta altura do mês já não tem vagar para as noites, garantem que também servem almoços.

Estrela

A Estrela brilha sexta e sábado com Arraial dos Combatentes (Rua do Possolo) — Trio Contraponto no dia 16 e o Duo Mário Jorge dia 17 — e o arraial da Sociedade Musical Ordem e Progresso (Rua do Conde, 77).

Graça

É o último bastião da Graça, os outros arraiais não resistiram à noite de Santo António. O Arraial da Voz do Operário foi vencedor do concurso de melhor arraial votado pela EGEAC em 2016 e este ano promete continuar a elevar a fasquia com o seu já emblemático karaoke de sexta-feira, lá para o fim da festa, que acaba às duas da manhã. No resto da noite ouve-se "música pimba gravada", segundo a organização. O sábado é noite de fado a partir das 21.00, embora às 19.00 já se sirvam de caracóis a caldo verde.

Madragoa

Começa sexta e só pára Domingo. A rua da Esperança tem grelhas com fartura para receber o fim de semana, com organização do Esperança Atlético Clube (Rua da Esperança, 144).

Marvila

O Arraial do Bairro dos Alfinetes e Salgadas (Largo das Roseiras) tem música e sardinhada dia 16, 17 e 18.

Mouraria

O arraial da Associação Renovar a Mouraria tem estado com uma programação recheada e esta semana é a vez dos Tropicáustica (16, às 19.00) e dos Espírito Nativo (17, às 21.00). Os acepipes que só aqui se encontram fazem companhia à sardinha. Também no bairro, o Arraial do Grupo Desportivo da Mouraria funciona sexta e sábado.

Olivais

Há três arraiais continuam em saudável convivência: o da Associação Desportiva e Cultural da Encarnação, o do Grupo Musical O Pobrezinho e o do Ingleses Futebol Clube estão a bombar de sexta a domingo.

Santa Engrácia

Na Calçada dos Barbadinhos, o Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia só arma arraial uma vez: sábado tocam os Nova Onda.

Últimas notícias

    Publicidade