A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Percorra as "Cidades" dos The Lisbon Studio

Escrito por
João Morales
Publicidade

Um conjunto de histórias bem distintas, espelhando os registos de diversos autores. Em comum, The Lisbon Studio, um colectivo de autores.

Muralha, de Filipe Andrade

Começa da melhor forma: “O Quiosque”, de Joana Afonso, é uma história sobre oportunidades perdidas e a irreversibilidade das mudanças que protagonizamos. Ninguém volta a ser quem já foi. “Ouman, The Revenge” (João Tércio), um trabalho muito estilizado, com personagens quase conceptuais e um humor muito peculiar. “24 Horas”, de Dileidy Florez, apresenta-se como um diário gráfico, à maneira dos urban sketchers, integrando diversas homenagens a artistas plásticos portugueses. “Cid Hades” (Gonçalo Duarte) reflecte a claustrofobia metropolitana, dissimulada numa euforia quase forçada, que encenamos socialmente.

“Muralha” (Filipe Andrade), parte de uma referência urbanística real, a Walled City, em Hong Kong, um bairro clandestino de dimensões consideráveis. O papagaio de papel revela-se como a metáfora possível, entre a dureza do ambiente e uma família talhada a golpes de rudeza.

“O Rosto do Fantasma” (único trabalho em dupla, por Marta Teives e Pedro Moura), outro dos momentos altos deste livro, aborda um amor sofrido, uma atracção continuada, com um poema de Pedro Tamen por fio condutor e uma fluidez entre texto e desenho assinalável. A antologia encerra com “Os Muros de Terra”, narrativa fantástica de Ricardo Cabral, que conta apenas com desenhos. Como escreve Filipe Homem Fonseca no texto de introdução, “neste livro, todas as esquinas trazem memórias de um futuro possível”.

Cidades **** (quatro estrelas)

The Lisbon Studio

11,99€

Últimas notícias

    Publicidade