A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Portugueses pela Fashion Week #2: Gonçalo Silva

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Publicidade

Enquanto dezenas de fotógrafos cirandam pelos bastidores dos grandes desfiles, Gonçalo Silva percebeu muito depressa o potencial de se estar do lado de fora. Aos 27 anos, as quatro principais semanas da moda já lhe orientam o calendário anual. Nova Iorque, Londres, logo a seguir, Milão e, por fim, Paris, numa maratona que quase não deixa tempo para respirar. E, se há cinco anos, Gonçalo era o rapaz que ansiava pelo dia em que entraria nos backstages mais cobiçados do mundo, hoje é uma peça indispensável para um punhado de bloggers e digital influencers. Eles não vivem sem ele e ele fez deles o seu passaporte para entrar.

Mas para perceber como tudo começou, é preciso recuar até 2012, quando o designer gráfico de Almada se mudou para Paris. Algumas entrevistas de trabalho e já lhe diziam que tinha mais jeito para a fotografia do que para o design. Era só uma questão de arrancar e não havia dúvida de que Paris era a cidade certa.

Começou a circular nos desfiles de marcas e designers mais pequenos, até ao dia em que se plantou à porta de um desfile, à espera que lhe saísse a sorte grande. E saiu-lhe uma Chiara Ferragni, desprevenida, mas cheia de graça, como sempre. A fotografia valeu-lhe uma projecção simpática nas redes sociais. Acabou por trabalhar com Camila Coutinho, a blogger das bloggers no Brasil, também na correria das modas. Quando deu por ele, passava mais tempo de olho (ou de objectiva) nos passeios do que nas passerelles.

 

LOEWEFW17 @loewe @jonathan.anderson @morapedro #loewe #loewefw17 #loeweman

Uma foto publicada por Gonçalo Silva (@goncaloasilva) a

Hoje, o ritmo já está mais do que assimilado. O pico do trabalho mede-se pelo número de disparos. No auge das fashion weeks chega a ter 600 fotografias no final do dia. A partir de dia 17 de Fevereiro, começa a bombar em Londres (só porque Nova Iorque fica de fora, desta vez), uma maratona que termina um mês depois com o Portugal Fashion. Entretanto, há dois anos que fotografa para as redes sociais da Loewe, com Raquel Strada e Luís Borges, em formato street style, pelo meio. Em Março, aterra em Lisboa para trabalhar. Ainda há muito trabalho pela frente, mas já não falta tudo.

Últimas notícias

    Publicidade