A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Airplane
Photograph: Shutterstock

Preferia aterrar no Vasco da Gama ou no Dona Dolores?

Escrito por
Luís Leal Miranda
Publicidade

“Senhores passageiros. Apertem os cintos e desliguem os dispositivos electrónicos. Estamos prestes a aterrar no Aeroporto Dona Dolores.” Estas podiam ser as palavras de um comandante na aproximação final ao novo aeroporto de Lisboa – um projecto que será, durante os próximos anos, um aspersor de polémicas e discussões.

Dona Dolores foi a quarta proposta mais popular, com 3476 votos, atrás do menos imaginativo Cristiano Ronaldo II (4245) e do profundamente inquietante Oliveira Salazar (47.533).

A boa notícia é que o nome que venceu este inquérito é Aeroporto Vasco da Gama, com 61.696 votos. E não é a única: a votação não servia para nada. O inquérito esteve online durante aproximadamente quatro meses no site O Novo Aeroporto, mas nunca foi vinculativo. “Não existe relação oficial entre esta votação e a decisão final”, lê-se.

O objectivo desta eleição era apenas averiguar a imaginação dos portugueses. E há propostas bem originais, como Aeroporto Internacional Ricardo Salgado, Aeroporto Paulo Futre ou Aeroporto José Pinto Coelho – há outros nomes na lista que mostram que esta sondagem foi um passatempo muito popular entre a extrema direita.

O site tinha uma lista predefinida de nomes, mas os utilizadores eram chamados a dar as suas próprias sugestões. Daí que tenha ido a votação um Aeroporto José Venâncio e um Aeroporto Pedro Dias.

Últimas notícias

    Publicidade