A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Salazar inspirou nome de personagem no universo Harry Potter

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

Que J. K. Rowling viveu em Portugal e se inspirou na Livraria Lello ou no típico traje académico para criar parte do universo de Harry Potter já toda a gente sabia. Mas este fim-de-semana a autora britânica confirmou mais uma ligação ao nosso país: Salazar Slytherin foi inspirado no antigo chefe de estado português António de Oliveira Salazar.

“De facto, fui buscar o nome a António Salazar, o ditador português”, disse no Twitter, rede onde interage regularmente com os seguidores. A pergunta veio de uma fã inglesa.

O Salazar de Rowling era também um ditador. Salazar Slytherin foi um dos fundadores da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, a par de Godric Gryffindor, Helga Hufflepuff e Rowena Ravenclaw. Dos quatro era o mais cruel, o mais temido e o mais sedento de poder. Enquanto feiticeiro de sangue-puro (filho de feiticeiros), repudiava quem não tivesse o seu estatuto e não queria cá misturas entre feiticeiros e muggles (não-mágicos). Tinha a capacidade de falar com serpentes e era este o animal que representava a sua equipa.

J. K. Rowling deu aulas de inglês no Porto entre 1991 e 1992. Entretanto, a Livraria Lello tornou-se local de peregrinação para os fãs do universo Harry Potter.

+ Harry Potter em concerto na MEO Arena em Maio. 

Últimas notícias

    Publicidade