A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Seis coisas que tem de saber sobre o NewsMuseum, que está nomeado para os prémios European Museum Academy

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

O Newsmuseum, em Sintra, está nomeado para os prémios da European Museum Academy, anunciou ontem esta fundação, com sede na Holanda, que visa a promoção da inovação na área da museologia. De acordo com esta entidade, criada em 2009, em memória do seu fundador, o museólogo Kenneth Hudson, os prémios serão anunciados numa cerimónia em Skopje, na República da Macedónia, a realizar de 28 a 30 de setembro.

Se ainda não visitou o museu das notícias, eis cinco curiosidades:
  1. Dia da Liberdade. Dois anos e um milhão e meio de euros depois, o NewsMuseum abriu na morada do antigo Museu do Brinquedo. Era segunda-feira, dia 25 de Abril de 2016, e o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa não faltou à inauguração.
  2. O cúmulo da modernice. Há uma sala com 67 metros quadrados de parede táctil, onde pode ler, ouvir e saber mais sobre as caras mais conhecidas do jornalismo. Isto para não falar dos 10 minutos com a História de Portugal contada pelos meios de comunicação. Uma verdadeira viagem no tempo: começa na tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa e recua até ao regicídio. No total, o museu conta com 16 horas de conteúdos em vídeo.
  3. Torre de Babel. Dentro do museu, uma espiral informativa junta 70 ecrãs com canais de todo o mundo em directo. Na parede ao lado, pode sempre apanhar as notícias que lhe escaparam. Um feed actualizado ao segundo e com informação de 38 fontes diferentes.
  4. Aplique-se. O museu tem uma app que deve ser descarregada à entrada e, a partir daí, é ela que o guia pelas salas temáticas, que o desafia a adivinhar os nomes dos comentadores desportivos, através de excertos dos relatos, e que o convida a dar murros na parede. Mas nada que o vá magoar: é um mural sonoro com Beatles, Martin Luther King e com o célebre "Por qué no te callas?" do rei de Espanha.
  5. Jornalista por um dia. Afine a voz e deixe a roupa verde em casa: no Newsmuseum vai poder gravar o primeiro comunicado do MFA, numa recriação de um estúdio de rádio dos anos 70; ou fazer um directo de televisão, que depois pode levar para casa de recordação.
  6. Espreitar o futuro. Coloque os óculos de realidade virtual e agarre-se: o Newsmuseum conta com uma experiência de realidade virtual. Cuidado para não enjoar durante a viagem alucinante.

Rua Visconde de Monserrate 26, Sintra. 21 012 6600. Todos os dias 09.30-19.00 (Abril a Setembro) e 09.30-18.00 (Outubro a Março). Desde 4€

+ MAAT candidato a edifício do ano pelo prestigiado World Architecture Festival

Últimas notícias

    Publicidade