A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Shakespeare ganha uma adaptação queer no Festival de Almada

Escrito por
Clara Silva
Publicidade

Sonho de Uma Noite de Verão, da companhia galega Voadora, está em cena na terça-feira no Festival de Almada

Casamentos proibidos, encontros e desencontros amorosos num bosque, personagens apaixonadas por burros… A peça de Shakespeare apresentada algures entre 1594 e 1596 numa festa de casamento foi a escolhida pela Voadora, de Marta Pazos, para esta sua última adaptação.

Para o texto, a companhia galega que comemora 10 anos de vida e de provocações chamou o chileno Marco Layera, com reputação de enfant terrible do teatro da América Latina, e o resultado pode ser visto na terça-feira, às 22.00, na Escola D. António da Costa, em Almada, a propósito do Festival de Almada.

A companhia já é repetente no festival e também com Shakespeare. Em 2015 trouxe a sua versão pop de A Tempestade, com músicos, bailarinos e performers em palco. Desta vez, Sonho De Uma Noite de Verão, que andou em digressão pela Galiza, é o pretexto para abordar temas como as relações amorosas, o desejo sexual e, sobretudo, a identidade de género.

Não é por isso de estranhar que uma das personagens principais, Lisandro, seja trans. Aliás, é aparentemente isso que impede o casamento que impulsiona a história (na peça de Shakespeare é o pai da protagonista a impedir). No elenco, uma das actrizes, Paris Lákrima, é uma transexual de 29 anos que, segundo o El País, “trabalha como militar há cinco anos e nunca tinha subido a um palco”. Pelo meio da peça, fala um pouco da sua experiência.

Marta Pazos, directora da companhia explica que, essencialmente, esta reinvenção de Sonho de Uma Noite de Verão é “sobre a liberdade de escolher”. “Escolher onde se perder, escolher quem amar, escolher o que fazer com o teu corpo”, escreve no texto que apresenta a peça. “[Fala] da identidade. Do olhar. De outras formas de ler os corpos, construindo um espaço aberto à diversidade corporal, sexual e de género.”

Terça, 22.00, no Palco Grande da Escola D. António da Costa. Av Professor Egas Moniz, 22 A, Almada. 15€

Últimas notícias

    Publicidade