A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Tartana: ala que se faz tarte!

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

Mal passamos a ombreira da porta, o aroma no ar não engana: acabou de sair uma tarte do forno. É de maçã e de volta dela está Ana Galhardo, a dona da Tartana, a nova pastelaria de Campo de Ourique onde a especialidade são, como o nome indica, as tartes (da Ana).

Salgadas ou doces, com fatias entre os 2,20 e os 2,50€, há de chocolate, de maçã, de queijo chèvre com maçã e nozes, de legumes, de requeijão e espinafres ou de nata. Mas a estrela das estrelas é a de amêndoa, com uma base molhada q.b. e uma cobertura estaladiça (uma inteira custa 20€). São todas feitas na loja, pensada como uma “casa de avó”, onde se entra cozinha adentro – o forno está bem à vista.

Fotografia: Arlindo Camacho

“Isto começou tudo porque lá em casa família e amigos gostavam muito das tartes que eu fazia. Andavam sempre a insistir para abrir uma pastelaria”, conta Ana, que até já andava à procura de um espaço mas para uma loja de produtos alimentares portugueses. Aqui acabou por juntar o útil às tartes. E a uma mercearia com produtos portugueses, como chás do Cantinho das Aromáticas, mel, compotas ou vinhos.

Fotografia: Arlindo Camacho

Diariamente Ana faz cinco ou seis tartes diferentes, umas para almoços leves, que acompanham com sopa ou salada, sempre feitos com produtos da época, outras para a gulodice da sobremesa. Encomendas é com 24 horas de antecedência: ala, que se faz tarte! 

Rua Ferreira Borges, 149C (Campo de Ourique). 21 386 1781. Seg-Dom 10.00-19.00.

Últimas notícias

    Publicidade