A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Villa d’Os Músicos: o dia em que todos fazem parte da orquestra

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

No domingo, já terá entrado o Outono mas a programação ao estilo veranil não arreda pé.  A segunda edição da Villa d’Os Músicos, promovida por Os Músicos — Academia de Música de Miraflores, decorre nesse dia, no Palácio Anjos, num evento aberto a toda a comunidade, mas sobretudo a pensar nos miúdos e na sua ligação com a música.

Há aulas abertas, workshops, actividades lúdicas, apresentações de livros, sessões de autógrafos e palestras. A Villa d’Os Músicos é, no fundo, um mercado urbano para famílias mas com uma pitada de teor educativo, onde se pretende mostrar a relevância da música no percurso académico das crianças.

“A música é óptima para o desenvolvimento intelectual, mas há um aspecto fulcral na aprendizagem musical que são as capacidades a nível social que os miúdos desenvolvem”, explica Gabriela Fernandes, directora da Academia. “É preciso saber lidar com a frustração, a música ensina-os a falhar e a tentar de novo, até fazer as coisas bem. Têm de saber lidar com o processo tentativa-erro”. Gabriela pretende não só que todas as famílias passem um domingo diferente, mas também quer consciencializar todos para a importância da música na vida das crianças e como é que o ensino dessa disciplina os pode ajudar em vários aspectos do dia-a-dia que acabam por passar ao lado.

Os concertos estendem-se ao longo do dia do evento, com actuações dos vários grupos musicais da escola e, lá mais para o final do dia, sobem ao palco os Spell Choir, finalistas do programa A Capella da RTP1. No mercado vão estar presentes mais de 40 marcas portuguesas e, para ir aconchegando o estômago, as carrinhas de street food estacionam por esses lados.  

Palácio Anjos. Alameda Hermano Patrone (Algés). academia@osmusicos.pt. Dom 10.00-19.00. Entrada livre.

Últimas notícias

    Publicidade