A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Wanderlust: o triatlo mindful chega a Lisboa para se apaixonar pelo yoga

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Isto é um triatlo, mas vá com calma que não é como está a pensar. O Wanderlust 108 é o primeiro triatlo mindful do mundo e vai estar em Portugal, com paragem em Lisboa no dia 8 de Outubro.

A origem etimológica da palavra triatlo não engana: é um evento atlético composto por três modalidades e, neste caso, são elas a corrida (ou caminhada), o yoga e a meditação, ou não fosse o Wanderlust 108 um triatlo mindful. A tour é internacional e Lisboa junta-se ao clube das mais de 60 cidades que fazem parte da rede mundial. Por cá, reservámos a envolvente do Campus da Fundação EDP e MAAT para instalar o evento e as coordenadas não podiam ser mais típicas, com o Tejo em vista e o ex-líbris da cidade como pano de fundo.

“O evento surgiu de uma simples conversa que tive com o organizador do Wanderlust nos EUA, onde o evento já se faz por lá há uns 10 anos”, explica à Time Out Nuno da Silva Carvalho, da SOMA, a empresa de criação e gestão de eventos responsável por trazer para Portugal o Wanderlust. “Portugal é pioneiro em muita coisa, mas depois demoramos a concretizar, e foi o que aconteceu neste caso”.

Nuno conta que há muito tempo desejava trazer para o nosso país um evento que não estivesse numa “escala mainstream” e que fugisse “da actual saturação de mercado de festivais”.  “Nessa tal conversa falou-se em implementar o Wanderlust numa série de cidades europeias, e eu quis mesmo trazer o conceito para cá. Porquê Lisboa? Porque obviamente tem um enorme potencial de crescimento, e apostando num evento com a dimensão que este tem tínhamos de ter perspectivas de futuro”, afirma.

Pondo o jogo todo em cima da mesa, o que vai acontecer é o seguinte: chegado ao recinto do evento as boas-vindas vêm em forma de uma corrida - ou caminhada, caso a condição física não permita correrias - de 5 quilómetros, sendo que depois há uma aula de yoga ao ar livre. O triatlo culmina numa aula de meditação, onde o objectivo é desligar-se completamente do mundo palpável.

No fim de tudo isto, não se surpreenda com o arraial montado por lá. Há workshops e aulas experimentais para que “as pessoas se apaixonem pelas modalidades e afastem o preconceito de que isto é só para alguns”.

O yoga é modalidade em crescimento à escala planetária, e Lisboa não foge à regra. “Antes as pessoas ainda associavam o yoga a práticas budistas e esotéricas, mas essa consciência mudou. A verdadeira filosofia do yoga começa a tocar as pessoas”, explica. “Com o Wanderlust pretendemos também consciencializar as pessoas para as vantagens ao nível da saúde e bem-estar. É uma modalidade que ajuda a desligar do stress do dia-a-dia, da correria da cidade. As pessoas ficam mais calmas”.

Os bilhetes já se encontram à venda a partir de 25€.

+ Os melhores sítios para praticar yoga em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade