A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A Guerra dos Tronos de Santo António

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Chegado o fim da segunda temporada do concurso “Tronos de Santo António”, lançado pela EGEAC em 2015, chegou também a altura de registar não os melhores, mas todos os momentos em livro.

Recuperando uma tradição antiga, 204 tronos saíram à rua no verão passado, mais 138 do que na primeira edição, e foram agora publicados no livro Tronos de Santo António, em jeito de roteiro fotográfico. Na iniciativa participaram cidadãos em nome próprio, e de todas as idades, associações, clubes, centros sociais e paroquiais, grupos escolares e de idosos, cafés, lojas, juntas de freguesia e museus. Todos requisitaram a base da estrutura no Museu de Lisboa – Santo António e enfeitaram portas e janelas, resgatando da memória uma tradição nascida no século XVIII quando, após o Terramoto de 1755, a população se empenhou na angariação de fundos para a reconstrução da Igreja de Santo António.

O livro custa 10€ e está à venda no Museu de Lisboa – Santo António (Largo de Santo António da Sé, 22). A capa é do ilustre Nuno Saraiva e na imagem vemos a professora Luísa, do Projeto Fábrica Alcântara Mar, junto ao trono que esteve em exposição no Largo da Rua da Cruz a Alcântara.

A EGEAC ainda não publicou o regulamento para a edição de 2017 dos Tronos de Santo António, mas já lançou o concurso irmão: Sardinhas Festas de Lisboa '17. Saiba tudo no artigo Aqueça os lápis. Começou a época das sardinhas.

Últimas notícias

    Publicidade