A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Antiga Casa Faz Frio vai fechar

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Se há prato que bem nos caracteriza e apela às origens com uma simples garfada, é um bom bacalhau. Assuma ele a forma de meia-desfeita, de pastéis fritos servidos como petisco, à Brás, à Zé do Pipo, ou com natas – como o que se serve hoje na Antiga Casa faz Frio, no Príncipe Real, a 8,20€/dose (é o prato do dia).

O restaurante com 150 anos – um dos espaços de restauração mais antigos de Lisboa – perito na arte de confeccionar bacalhau (e uma bela lampreia, como a que está na fotografia), está prestes a fechar as portas. A razão é capaz de não lhe ser estranha. “Isto é tudo um bocado complicado. Deram-me até ao final do ano para sair daqui. O prédio foi comprado por um indivíduo que fez questão de nos empurrar daqui para fora e nem sequer quis renovar ou renegociar a renda”, conta Mário Gouveia, dono do restaurante há 10 anos, mas há 35 a trabalhar na zona. “Um dos proprietários é o Banco Privado Edmond de Rothschild, aqui ao lado”.

Mário recorreu às Lojas com História, um projecto da Câmara Municipal de Lisboa que tem como objectivo promover e salvaguardar o comércio local e tradicional, mas nada feito. “Eles estão de mãos atadas e não podem fazer nada”, argumenta. “O proprietário tem um poder económico muito forte e vai destruir isto tudo. Até podem dizer que não, mas vão abrir um restaurante, igual a tantos outros, com um chef conhecido à frente, como tem vindo a acontecer na zona.”

Uma petição contra o fecho do restaurante já foi criada e conta com 72 subscrições.

Últimas notícias

    Publicidade