A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Arquivo RTP. Lá vai Lisboa nestes cinco vídeos históricos

Escrito por
Maria Ramos Silva
Publicidade

A RTP celebra 60 anos de vida e parte da festa passa por uma viagem ao passado. A estação pública disponibiliza online o seu arquivo histórico, para consulta livre, e nós partilhamos cinco vídeos que nos levam à Lisboa de outros tempos. 

29.12.1959. Inauguração do Metropolitano

O Noticiário Nacional dá conta da chegada do Cardeal Patriarca, Manuel Gonçalves Cerejeira, e do Presidente da República, Américo Tomás, para uma bênção no cais, uma sessão solene no átrio e uma viagem numa carruagem. Estamos no final de 1959. 

07.02.1960. Amália regressa a Portugal depois da digressão brasileira

Uma multidão aguarda a fadista na Gare Marítima de Alcântara. Chegada do Brasil, Amália Rodrigues desce a passadeira para o cais e abraça amigos e familiares, incluindo a sua irmã Celeste Rodrigues e a mãe. Segue-se uma entrevista já em sua casa, do jornalista Fialho Gouveia.

10.06.1964. Dia de Portugal no Terreiro do Paço

O vídeo regista a homenagem e condecorações às Forças Armadas no Terreiro do Paço, com as chegadas de António de Oliveira Salazar e do almirante Américo Tomás.

01.01.1973. Lisboa, Imagens de Compra e Venda

As lojas da baixa e a venda ambulante, os cauteleiros e os ardinas, o Mercado da Ribeira e a Feira da Ladra. Neste regresso aos anos 70, espreita a pitoresca actividade comercial alfacinha. 

26.02.94. Lisboa, Capital Europeia da Cultura

Nas ruínas do Carmo, a jornalista Margarida Pinto Correia dá inicio às noites da Lisboa, Capital Europeia da Cultura de 1994.

Últimas notícias

    Publicidade