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City Trends 2024
Image: Time Out

As tendências que vão tomar conta das nossas cidades em 2024

Dos banhos públicos ressuscitados em Tóquio ao teatro durante o jantar em Singapura, os editores da Time Out Global partilham as tendências culturais globais mais emocionantes para 2024.

Will Gleason
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Will Gleason
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Todos os dias, os jornalistas e editores da Time Out à volta do mundo ajudam os leitores a aproveitar ao máximo as cidades onde estão ou desejam estar, oferecendo recomendações dos melhores restaurantes, bares, lojas e coisas para fazer. Com os dedos no pulso da vida cultural das suas cidades, não há ninguém mais preparado para falar sobre o que está para vir. Para este novo relatório global, 25 editores de cidades da Time Out falaram sobre as tendências urbanas mais escaldantes para os próximos doze meses.

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Top 10 de tendências

1. Jantar fora nunca foi tão espectacular

Os restaurantes estão a juntar algum deslumbramento aos pratos. "Poder-se-ia dizer que os pequenos flashes de glamour são a maior tendência de 2024", diz Amber Sutherland-Namako, editora de Comer & Beber da Time Out New York. "Desde a pequena dose de espumante que oferecem em copos especiais no Cafe Mars a tudo o que é oferecido no exagerado The Bazaar." A editora da Time Out Canadá, Laura Osborne, concorda: "Alguns chamam-lhe jantar e espetáculo, mas estamos a falar de mais restaurantes com cozinhas de conceito aberto". Já a editora da Time Out Singapura, Rachel Yohannan, aponta para um aumento do teatro com jantar na cidade.

2. Vamos de comboio

Tendo em vista a sustentabilidade, muitas cidades estão a fazer investimentos notáveis nas suas redes de transportes públicos. "Uma das maiores tendências de 2024 será uma melhor aceitação do sistema de Metro de Los Angeles, graças ao trabalho efectuado para melhorar a segurança e à (esperada) abertura do LAX people mover", afirma Michael Juliano, editor da Time Out Los Angeles. Uma tendência semelhante pode ser observada na Europa e na Austrália. "Prevê-se a entrada em funcionamento da Linha Amarela do Metro no Porto, que transportará, em média, 33 mil pessoas por dia", refere Mauro Gonçalves, editor executivo da Time Out Portugal. A editora da Time Out Sydney, Alice Ellis, acrescenta: "Uma nova rede de metro, rápida e frequente, está quase concluída para complementar a rede de comboios existente em Sydney – o seu lançamento em algumas áreas está previsto para 2024".

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3. Mais arte pública gratuita

Pensa que tem de pagar um bilhete caríssimo para entrar num museu e ver algumas das obras de arte mais interessantes do mundo em 2024? Pense de novo. Há cada vez mais arte inovadora e envolvente para descobrir em espaços urbanos públicos. "Este ano, registou-se um aumento das instalações artísticas em espaços públicos, estendendo-se mesmo às ilhas periféricas", afirma Tatum Ancheta, editora-chefe da Time Out Hong Kong. O Festival de Artes Sai Kung Hoi, por exemplo, expandiu-se, apresentando 18 obras de arte de grande escala em quatro ilhas, revelando as narrativas escondidas dentro da comunidade." JQ Louise, da Time Out Boston, vê algo semelhante a acontecer em Nova Inglaterra: "Há muito mais investimento nos artistas locais. Muitos edifícios [novos] e outros espaços estão a contratar artistas locais fantásticos e a apoiar a comunidade com um verdadeiro investimento."

4. Oiça o que lhe dizemos: os listening bars são a próxima grande cena

A noite está a mudar e a envolver mais do que bebidas. "Sair à noite já não é apenas sobre beber – tem havido um aumento nas ofertas multidimensionais", diz Leah Glynn, editora da Time Out Melbourne. "Um exemplo são os bares de vinho que também funcionam como listening bars [bares com curadoria artística avançada e sound systems de primeira], com gira-discos." Ashley Brozic, da Time Out Miami, também aponta para um aumento nos bares de audição ao estilo japonês na cidade da Flórida: "Enquanto cidade, nunca vamos superar a #clublife, mas os nossos gostos estão a refinar-se. Os listening bars trazem aquela sensação de intimidade que sempre faltou aos bares e discotecas de Miami e ajudam-nos a experimentar novos géneros. O Dante’s foi o primeiro. O Miami Music Room seguiu-lhe os passos." Rossilynne Culgan, editora da secção Coisas para Fazer da Time Out New York, refere o bar de audição inspirado em Dolly Parton, Jolene, e o Tokyo Record Bar, como novos exemplos na Grande Maçã.

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5. As experiências imersivas vieram para ficar

Podia parecer uma moda passageira, mas está a mostrar um enorme poder de permanência, de acordo com os editores da Time Out. "As exposições imersivas vieram para ficar", afirma a directora editorial da Time Out Madrid, Marta Bac. "O mais interessante é que agora são os principais museus da cidade que estão a tirar partido desta nova tecnologia nas suas exposições para mostrar as grandes obras de arte da cidade." O editor da Time Out Chicago, Jeffy Mai, concorda: "As experiências imersivas não estão a abrandar. Os museus [pop-up] que pareciam ser únicos, prepararam-se para o longo prazo e há muitos mais na calha". O editor executivo da Time Out Tokyo, Lim Chee Wah, garante que a abertura em 2024 do museu de arte digital teamLab Borderless vai dar que falar na cidade.

6. Espaços esquecidos estão a reinventar-se como pólos culturais

Em todo o mundo, áreas negligenciadas estão a ser alvo de revitalização. "Antigos armazéns e outros edifícios não utilizados estão a ser reaproveitados para as artes e a cultura", descreve Alice Ellis, editora da Time Out Sydney. "Por exemplo, a desativada Estação de Energia de White Bay será aberta ao público pela primeira vez em 100 anos para a Bienal de 2024; enquanto os cais em Walsh Bay vão tornar-se um ponto central do Sydney Festival durante o mês de Janeiro." Seda Pekçelen, da Time Out Istambul, observa uma tendência semelhante na capital turca: "A cidade tem transformado áreas não utilizadas com um histórico cultural riquíssimo, trazendo-as de volta à vida como novos e vibrantes pólos culturais. Esperamos que este trabalho empolgante continue."

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7. A tradição ainda é o que era. Ou será que não?

Os restaurantes estão a apresentar abordagens frescas a tradições culinárias clássicas. Com os olhos postos no conforto e na continuidade, muitos destinos gastronómicos estão a voltar às receitas locais e a interpretá-las de uma nova forma. "O regresso do gastropub, pessoal!" exclama Joe Mackertich, da Time Out London, como uma das maiores tendências gastronómicas de 2024. "Vejam o The Parakeet, o The Prince Arthur, o The Waterman's Arms. É como nos finais dos anos 90. Só que sem o Tony Blair." Em Barcelona, isto reflecte-se num regresso à cozinha tradicional catalã, explica Ricard Martín, editor de Comer & Beber da Time Out Barcelona: "A maior tendência de 2024 é a forma como os chefs estão a voltar à cozinha tradicional catalã e espanhola, renovando e aligeirando alguns pratos pesados que fazem parte da nossa identidade, como a escudella i carn d'olla ou capipota." Patricia Kelly Yeo, editora de Comer & Beber da Time Out Los Angeles, vê um fenómeno cultural mais amplo: "Os habitantes de Los Angeles estão a recorrer a pratos clássicos e géneros de restaurantes clássicos como as trattorias italo-americanas na tentativa de encontrar conforto num mundo incerto."

8. Quando cai a noite na cidade

De mercados de alimentos a festivais ao ar livre e projecções de filmes, cada vez mais eventos e actividades urbanas estão a ocorrer durante a noite. Ao mesmo tempo, muitos governos locais estão a fazer mais para apoiar as indústrias nocturnas. "O governo e os organismos da indústria nocturna estão a trabalhar juntos para estimular a economia da noite de Nova Gales do Sul," diz Alice Ellis, da Time Out Sydney. Em Hong Kong assiste-se ao regresso dos mercados noturnos. "Reconhecendo a importância de revitalizar a cena nocturna da cidade na sequência da pandemia, o governo de Hong Kong está a trabalhar activamente em iniciativas para impulsionar a cultura à noite. Isso inclui o regresso dos mercados nocturnos", conta Tatum Ancheta, da Time Out Hong Kong.

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9. O thrifting continua a ser uma tendência urbana

Já diz o velho ditado: o lixo de uns é o tesouro de outros. Isto parece ser ainda mais verdadeiro em 2024, com o thrifting a ganhar popularidade nas cidades em todo o mundo. "É cada vez mais popular em Singapura, especialmente entre os jovens", diz Rachel Yohannan, editora da Time Out Singapore. "E não são apenas roupas que os adeptos do thrifting estão a procurar — os millennials parecem estar mais abertos a comprar mobiliário em segunda mão para as suas novas casas." Shaye Weaver, da Time Out New York, assiste a um fenómeno semelhante: "[Os Nova-Iorquinos] adoram um bom negócio, e melhor ainda, algo gratuito, tanto que temos contas inteiras no Instagram dedicadas à arte do 'stooping' — recolher uma boa pechincha, como o espelho com orelhas cor-de-rosa vintage que se tornou viral recentemente — e fazer thrifting das peças mais fixes. Parece que continuará a ser uma grande tendência este ano."

10. A nova noite

Depois de anos de microclubes e discotecas virtuais, as noites fora estão prontas para crescer em 2024, com a abertura de novos espaços em cidades de vários continentes. Marta Bac, da Time Out Madrid, refere muitos clubes que estão a expandir-se do centro da cidade para os subúrbios. Vera Moura, diretora editorial da Time Out Portugal, vê o mesmo a acontecer em Lisboa (o Prior Velho é o melhor exemplo), e acrescenta que há novos espaços nocturnos que são muito mais do que discotecas: vão de centros culturais a estúdios de tatuagem. Tatum Ancheta, da Time Out Hong Kong, por sua vez, aponta para os excitantes novos clubes imersivos da cidade: "Várias novas discotecas abriram em 2023, algumas com elementos temáticos adicionais para uma experiência mais imersiva — por exemplo, o Ark11, que tem um design futurista semelhante a uma nave espacial."

10 cidades, 10 tendências

Tóquio - O renascimento de balneários e spas históricos
Image: Time Out

Tóquio - O renascimento de balneários e spas históricos

Cidades por todo o mundo estão a redescobrir o encanto dos balneários e spas tradicionais, mas com um toque moderno. Em Tóquio, os balneários históricos estão a ser reimaginados com design contemporâneo e todas as comodidades. Nobuko Akiyama, da Time Out Tóquio, explica: "Há um interesse crescente na cultura 'sentō'. Estamos a ver balneários antigos serem renovados com interiores elegantes, atraindo um público mais jovem." Da mesma forma, Budapeste, conhecida pelos seus banhos termais, tem visto um foco renovado em combinar bem-estar com património.

Singapura - Ao jantar serve-se teatro

"As pessoas em Singapura parecem estar muito interessadas em refeições experimentais, com peças de teatro durante o jantar com elementos multissensoriais e interactivos", diz Rachel Yohannan, da Time Out Singapura. "Embora ainda seja raro, estamos definitivamente a vê-lo cada vez mais, quer em eventos pop-up, quer em espaços permanentes."

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Nova Iorque - Centros Culturais Multidisciplinares

"Grandes pontos culturais abriram recentemente, conseguindo, com sucesso, misturar as fronteiras entre disciplinas artísticas", diz Shaye Weaver, da Time Out Nova Iorque. "Estes espaços flexíveis convidam a novas formas de trabalho artístico."

Dubai - Arte inovadora em restaurantes

"Há uma celebração de artistas locais, exposições e murais na cidade, incluindo a mais recente intervenção intitulada Unbreakable no Time Out Market Dubai, criada por Dina Saadi, uma artista síria internacional baseada no Dubai", diz Louise Charlesworth, da Time Out Dubai. "Também vemos arte inovadora nos nossos restaurantes que desempenha um papel fundamental nas experiências gastronómicas. Um bom exemplo é o Zenon."

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Miami - Mais comboios

"Estou a notar uma abertura a novos métodos de transporte, como o novo comboio Brightline que liga Miami a Orlando", diz Ashley Brozic, da Time Out Miami. "Os habitantes da cidade estão curiosos em relação ao Brightline como uma forma de explorar a Flórida, e os subúrbios da cidade estão a oferecer carrinhos de golfe gratuitos para que as pessoas não tenham que conduzir para destinos próximos."

Hong Kong - O novo look dos novos empreendimentos

"Uma tendência crescente nos empreendimentos imobiliários é a incorporação de mais arte pública nas suas instalações, tornando a arte e a cultura mais acessíveis a todos", diz Tatum Ancheta, da Time Out Hong Kong. "Espera-se que esta tendência continue no próximo ano, uma vez que os promotores imobiliários reconhecem a importância da arte para melhorar o apelo estético dos seus espaços, ao mesmo tempo que promovem o envolvimento da comunidade."

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Melbourne - O renascimento da beira-rio

"O Projeto Greenline, que está a revitalizar os quatro quilómetros entre Birrarung Marr e a Ponte Bolte, ao longo da margem do Rio Yarra, é um grande projeto que está a ganhar força em 2024", diz Leah Glynn, editora da Time Out Melbourne. "Espera-se que ofereça mais espaços públicos para arte, eventos e recreação, além de adicionar mais zonas húmidas à cidade."

Montreal - As cozinhas abertas

"Quer estes espaços mais pequenos e íntimos sejam resultado da inflação, dos elevados custos dos alimentos ou da subida das rendas, estamos aqui pela simplicidade das mesas dos novos chefes e dos seus menus", diz Laura Osborne, editora da Time Out Canada.

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Bangkok - Mais eventos nocturnos e lugares para comer fora de horas

"As actividades nocturnas ao ar livre continuam a ser populares – e a tendência vai manter-se em 2024 por causa das temperaturas mortalmente quentes durante o dia", diz o editor da Time Out Bangkok, Top Koaysomboon. "Os festivais nocturnos, como o evento de luzes Awakening, a Semana de Design de Banguecoque ou a Noite das Galerias, são os favoritos, atraindo sempre milhares de entusiastas. Estão também a surgir cinemas ao ar livre em telhados aleatórios. Além disso, Banguecoque tem cada vez mais oferta gastronómica à noite, da popular rua de comida Ban Tan Thong ao bairro de hot pot Huay Kwang ou ao novo centro comercial Emsphere. Todos ficam abertos até tarde para os noctívagos esfomeados."

Londres - Mega discotecas

"Muitas discotecas novas estão (finalmente) a abrir em Londres", diz Joe Mackertich, da Time Out London. "O que é bom, porque uma das críticas constantemente apontadas à cidade é que tem um número decrescente de lugares decentes para sair à noite. Muitos destes novos locais têm sistemas de som de alta tecnologia e sofisticados sistemas de luz audiovisual, e aparentemente têm muito dinheiro por trás – o que significa que podem atrair DJs de topo. Se são, na maioria, locais caros, com comida e bebida a preços elevados? Sim. Mas é melhor do que nada."

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