32 coisas para fazer em Cascais

Para quem acha que na Linha não há nada mais do que praias bonitas e ondas para surfar, temos 32 coisas para fazer em Cascais que provam o contrário
Fotografia: Joana Freitas
Publicidade

Cascaos. As últimas notícias sobre o número de turistas na vila apontam nessa direcção. Mas dizemos-lhe nós que por lá andámos em expedição nas últimas semanas que o cenário é bem diferente. Às idílicas praias junta-se uma agenda de eventos preenchidérrima, restaurantes fantásticos, imeeeenso espaço para fazer desporto e, claro, carradas de novidades. Para quem acha que em Cascais não há nada mais do que praias bonitas e ondas para surfar, temos 32 sugestões que provam o contrário e dão matéria para passar um dia completo (e os que mais quiser) na vila – sem tempo para pausas. 

Recomendado: Os melhores restaurantes em Cascais

32 coisas para fazer em Cascais

1
House of Wonders
Fotografia:Manuel Manso
Restaurantes, Vegetariano

A House of Wonders Cresceu

icon-location-pin Cascais

Este restaurante de comida vegetariana, com um encantador terraço, já era uma das melhores razões para ir a Cascais. Mesmo que fosse apenas para beber um sumo de frutas ou picar um snack do Médio Oriente. Este ano triplicou: o primeiro espaço tem o habitual rooftop, mas ganhou um roof garden, no largo em frente, onde pode fumar e levar o cão; descendo
 as escadas em direcção ao centro, restaurante mais a sério, há agora um com um buffet de quentes e frios e esplanada; e, na porta à frente, uma pâtisserie, para tomar um pequeno-almoço reforçado beber um café e atacar uma fatia de bolo vegan.Tudo vegetariano, tudo com sabores do Médio Oriente, tudo muito bom.

A House of Wonders está entre os melhores restaurantes saudáveis em Lisboa, com uma lista que não é fixa: varia consoante a sazonalidade dos alimentos e conta com pratos de raw food (comida crua e vegan) da chef Fionna Lynne Harrower.

2
Mercado da Vila
Fotografia: Ana Luzia
Coisas para fazer

O Mercado vende mais do que frescos

icon-location-pin Cascais

O mercado de Cascais, baptizado em 2014 como Mercado da Vila, nasceu em 1952. Há três anos foi 100% reformulado e transformou-se num pólo de restaurantes, bares e mercados temporários, que lhe apresentamos em cinco pontos essenciais:

Os frescos Há peixe, fruta, legumes e flores todos os dias, mas o verdadeiro mercado, cheio de comerciantes, acontece às quartas e sábados. A feira às quartas de manhã, 
a acompanhar o mercado de
 frescos, instala-se no parque de estacionamento ao ar livre uma feira à portuguesa. Vende desde sapatos para pés de todos os tamanhos a loiças para a cozinha. E até pode regatear.

Os residentes O Cantinho da Luísa, conhecido pelos queijos e enchidos, tem também serviço de sandes, bolos e pães; no HM Caneira pode abastecer-se de leitão assado; o Lugar dos Frutos Secos vende todos os frutos secos possíveis e imagináveis para fazer granola. Há também um bar de vinhos e um de cerveja artesanal. O Bar do Guincho tem aqui o seu irmão mais novo, com sumos e tostas.


Os restaurantes Se quiser pizzas e massas, sente-se à mesa do Gulli, um italiano com ingredientes de qualidade; para petiscos ibéricos e boas carnes, tem o Rubro; para uma mariscada a sério, nada como o Marisco na Praça; as opções mais saudáveis estão no Local - Your Healthy Kitchen; e os snacks à portuguesa, para dividir pela mesa toda, são no Páteo do Petisco. Todos têm esplanada.


Os mercados temáticos Como se não bastasse a animação diária, há uma série de mercados temáticos ao longo do ano. Nos próximos meses conte com o da sardinha (até 29 de Julho), o Aniversário do Mercado (2 de Agosto), o da cerveja artesanal (30 de Agosto a 2 de Setembro) e o de Outono (26 a 28 de Outubro).

Esplanadas e lojas: Seg-Qui e Dom 09.00- 00.00, Sex e Sáb 09.00-02.00; Peixaria e Talho: Ter-Qui e Dom 08.00-14.00, Qua e Sab 06.30-15.00; Flores, fruta e legumes: Ter e Qui-Dom 08.00-16.00, Qua e Sáb 06.30-15.00, Mercado Saloio: Qua e Sáb 06.30-14.00.

Publicidade
3
Pinóquio
©DR
Miúdos, Eventos cinematográficos

Chamada a pequenos cinéfilos

icon-location-pin Cascais
icon-calendar

São três clássicos imperdíveis da Disney: Fantasia, Pinóquio e Branca de Neve, obras-primas do cinema de animação que influenciaram o trabalho da pintora Paula Rego. Foi ela própria que os seleccionou neste mini-ciclo para mini-humanos. Branca de Neve passa a 28 de Julho e Pinóquio no dia  25 de Agosto. Os filmes serão exibidos no Auditório Maria de Jesus Barroso, na Casa das Histórias Paula Rego.

A entrada é grátis mas requer inscrição para o e-mail sce.chpr@cm-cascais.pt ou para o número de telefone 214 826 970. Todas as projecções acontecem às 11.00.  

4
Rua - Juicy Mixology
Fotografia: Manuel Manso
Restaurantes

Existe um bar de sumos que também é restaurante saudável e bar de copos

icon-location-pin Cascais

De dia, o Rua ganha um sobrenome, Juicy Mixology, e funciona como espaço de comida saudável e bar de sumos. Durante a semana tem um menu all day breakfast, além de sanduíches para take-away, tudo assinado por Sarah Maraval, do projecto da Green Chef; aos sábados, o brunch inclui iogurte grego, fruta, granola, pão artesanal, ovos quentes e outras opções, quase todas biológicas e de produtores locais; às sextas e sábados à noite, as liquidificadoras, os superalimentos e as frutas dão lugar a um leque de garrafas, a cabine de DJ é ocupada e a festa faz-se tanto no interior, como cá fora.

Publicidade
5
Cura
Fotografia: Manuel Manso
Compras, Boutiques

Há Cura para quase todos os males

icon-location-pin Cascais

O tamanho da CURA STYLE Essentials, no Monte Estoril, é inversamente proporcional à pinta do que vende. Marcas de roupa e acessórios na linha do minimalista, onde se encontram desde as marcas portuguesas +351, com t-shirts e fatos de banho de homem, Komono, de óculos de sol e relógios, e Le Mot, de t-shirts com frases francesas, a outras vindas do estrangeiro. Há ainda carteiras, perfumes e peças de roupa com o selo CURA.

6
Bijou de Cascais
©DR
Restaurantes, Pastelarias

Vale a pena provar a doçaria tradicional

icon-location-pin Cascais

As areias, clássicos bolinhos secos que, uma vez esmagados, parecem o balde de areia de uma criança, têm os primeiros registos em Cascais no século XIX; as nozes de Cascais, bolos mais húmidos, terão nascido no Convento de Nossa Senhora da Piedade, construído no século XVI (onde hoje existe o Centro Cultural de Cascais). Têm uma cobertura de açúcar vidrado, mais estaladiça, e meia noz em cima. Estão à venda na Bijou de Cascais, uma pastelaria clássica, a caminho dos 90 anos.

Publicidade
7
Stand Up Padle
Fotografia: Joana Freitas
Atracções, Praias

Pode remar sobre uma prancha

icon-location-pin Cascais

Os mares calmos das primeiras praias do Paredão, a da Conceição e a da Duquesa, podem ser um aborrecimento para quem gosta de furar ondas e fazer carreirinhas, mas são um deleite para quem descobriu as maravilhas do stand up paddle (SUP). A técnica aprende-se em menos de nada e só tem de alugar uma prancha, vestir o colete, agarrar a pagaia, subir a bordo da prancha? Dimitar, dono da empresa Sup-paddle board Ocean Activities, com lugar cativo na Praia da Conceição há uns bons anos, trata de tudo.

96 558 3155. Preço: 10€ (30 minutos), 15€ (1 hora).

8
Fitness Park da Guia
Fotografia: Joana Freitas
Desporto, Ginásios e centros de fitness

É um ginásio a céu aberto

icon-location-pin Cascais

Se andar em Cascais é provável que se cruze com pessoas vestidas de desporto. O Paredão e a Ciclovia convidam a puxar pelos músculos, e o ginásio inaugurado em 2017 na Avenida Diana Spenser, perto da Casa da Guia, com oito estações de treino, veio ajudar à festa. Há postos informativos para usar os aparelhos sem fazer lesões e o melhor de tudo ficou para o fim: O Fitness Park da Guia tem uma bela vista para o mar.

Publicidade
9
Festas do Mar
©DR

Dá-lhe música o ano inteiro

Até 21 de Julho, ouve-se fado. Cuca Roseta (19), Ricado Ribeiro (20) e Ana Moura (21) compõem o cartaz da segunda edição do Montepio Fado Cascais, no Parque Palmela. Em Agosto, de 17 a 26, regressam as Festas do Mar. Há sardinhas para comer na rua, concertos grátis e muita festa.

10
Restaurantes, Petiscos

Castiça para copos e petiscos

icon-location-pin Cascais

Chama-se Taberna Clandestina, mas de secreta tem pouco até porque há uma janela virada para a rua onde se pode empoleirar para pedir bebidas. Funciona como um restaurante de petiscos às horas de luz solar - sobretudo à  base de tábuas de queijos e enchidos - e à noite vira bar. Como não é fácil arranjar mesa e só aceitam reservas até 19.00, o que muito boa gente faz é passar na Clandestina, como é conhecida, para beber um gin tónico, um copo de vinho português ou italiano, uma cerveja ou um cocktail da casa, com sumo de limão, manjericão, ginger beer e gin.

Mostrar mais

Há mais na Linha

praia da conceição
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

As melhores praias da linha de Cascais

Próxima paragem: praias da Linha. A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho. Agora que já abriu a época balnear, explore as melhores praias da linha de Cascais.  Se estiver com tempo para passear ainda mais para fora da cidade, visite então as praias da Arrábida – são 13, e todas com ar de postal – ou passe por um dos paraísos aqui por perto. E quando a fome começar a apertar não se fique pela bola da praia: escolha entre estes 17 restaurantes em Cascais. 

Coisas para fazer

Há muitas coisas para fazer em Cascais nos próximos meses

Do EDPCOOLJAZZ ao Lumina, já em Setembro, passando, claro, pela exposição na Casa das Histórias da Paula Rego e não esquecendo as muitas sessões de cinema ao ar livre. A agenda de eventos em Cascais está preenchidérrima. Exposições, feiras, festivais, corridas e eventos para toda a família: há muitas coisas para fazer em Cascais nos próximos meses. É provável mesmo que esta lista que lhe apresentamos agora vá crescendo nas próximas semanas – estamos cá para acompanhar o ritmo da vila e seus arredores. Uma coisa é certa: há muitas coisas para fazer em Cascais nos próximos meses. 

Publicidade
House of Wonders
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

O que há de novo em Cascais

Desde o primeiro dia que Cascais é um ponto cardeal na atenção da Time Out que se diz de Lisboa. É por isso que procuramos estar atentos a tudo o que por ali nasce de novo. Vai daí, pusemo-nos em linha e corremos as capelinhas todas para reunir tudo o que há de novo em Cascais. Não queremos que lhe escape nada. Fica a meia hora de Lisboa e tem algumas boas novidades para descobrir. Siga as nossas pistas e rume à linha para ver o que há de novo em Cascais.

Piscina do Hotel Intercontinental Estoril
Fotografia: Manuel Manso
Hotéis

Os melhores hotéis em Cascais

Fica a apenas meia hora de Lisboa, mas pode ser um destino interessante para uma escapadinha de fim-de-semana. Troque o trânsito na marginal por um destes hotéis em Cascais e passe umas noites especiais embalado pelas ondas.  

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com