A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
ModaLisboa 58 Buzina
© Francisco Romão PereiraBuzina

Compras, arte e street food: tudo o que pode fazer na ModaLisboa

A 59.ª edição da ModaLisboa arranca esta quinta-feira. Os desfiles são reservados a convidados, mas há muito mais para explorar.

Escrito por
Mauro Gonçalves
Publicidade

A partir desta quinta-feira e até domingo, o maior evento de moda da cidade assenta arraiais ali para os lados de Marvila. Pela primeira vez, a ModaLisboa ocupa a Lisboa Social Mitra, complexo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa dedicado à inovação social. Além dos desfiles de mais de 20 criadores nacionais – reservados a convidados, mas sempre à distância do live streaming – o programa desta edição desdobra-se em conversas, street food, exposições de arte e fotografia e numa loja temporária recheada com peças de designers da ModaLisboa (e com alguns descontos pelo meio), tudo com entrada livre (e gratuita). Vista a sua melhor roupa e rume a Marvila, porque o fim-de-semana vai girar em torno da moda.

As novas lojas em Lisboa que tem mesmo de conhecer

5 razões para ir à ModaLisboa

Fast Talks
DR

Fast Talks

O programa de festas arranca já esta quinta-feira, na Lisboa Social Mitra, com as habituais Fast Talks. Marcadas para as 16.00 e as 17.00, ambas as sessões contam com a moderação de Namalimba Coelho. A abertura ficará a cargo de Eduarda Abbondanza, presidente da ModaLisboa, e Carlos Moedas encerrará o ciclo. Primeiro, vai debater-se o impacto da inovação digital no sistema da moda, com a participação de Ana Oliveira, da Samsung Electronics, da designer Constança Entrudo, de Elsa parente, da RDD Textiles, de Inês Sequeira, fundadora da Casa do Impacto, e do artista Marco Maiato.

O segundo painel é composto por Ana Tavares, do CITEVE, Danilo Venturi, director do IED Florence, pela designer Joana Duarte, fundadora da Béhen, e por Scott Lipinski, director do Fashion Council Germany. A conversa será em torno daqueles que são os actuais e mais prementes desafios da indústria da moda: emergência climática, convulsões sociais e dinâmicas de consumo.

A participação é gratuita, mas exige inscrição prévia no site da ModaLisboa.

Pop-up Store
© Francisco Romão Pereira

Pop-up Store

Não é todos os dias que temos peças de quase 20 designers portugueses à venda no mesmo sítio. Desta vez, a ModaLisboa convida-o para um fim-de-semana de compras. A marcas e criadores com lugar no calendário de desfiles – Call Me Gorgeous, Carolina Machado, Dino Alves, Duarte, Gonçalo Peixoto, João Magalhães, Kolovrat, Luís Buchinho, Luís Carvalho, Nuno Gama, Ricardo Andrez e Valentim Quaresma –  juntam-se outros nomes, como Amor de la Calle, Beatriz Jardinha, Béhen, Casa Tigre, Constança Entrudo, Hibu e Hurricane.

Qui 15.30-21.00, Sex 17.00-22.30, Sáb 15.30-23.00 e Dom 14.30-21.00

Publicidade
Exposições
Roger Coll

Exposições

Com curadoria de Antonio Lettieri, "SQUATbyCABANAmad" vai cruzar artes plásticas, design e performance num pavilhão transformado em galeria temporária para esta edição da ModaLisboa. Multidisciplinar, a exposição, patente durante os quatro dias e de acesso gratuito, junta mais de 15 artistas e autores, entre eles Francisco Trepa, Beatriz Coelho e Oficina Marques.

Em simultâneo, a mesma estrutura vai acolher a performance Mirage, com os artistas Marianne 3.0 e David J. Amado. Acontece já esta quinta-feira, às 20.00, e sábado e domingo, às 20.30.

Nos espaços abertos ao público, a ModaLisboa terá outras duas exposições a decorrer durante o fim-de-semana: "Portuguese Shoes by APICCAPS" e a instalação Life Cycles by CENIT/ANIVEC.

Qui 15.30-21.00, Sex 17.00-22.30, Sáb 15.30-23.00 e Dom 14.30-21.00

Street food
©Duarte Drago

Street food

Quem disse que moda e comida não casam bem? A provar que até os fashionistas mais acérrimos têm de se alimentar, a organização volta a montar um modesto food park com os mínimos para uma refeição rápida – Hamburgueria do Bairro, Irmão (o clube de praia da Costa da Caparica dá um saltinho a Lisboa, com muitos brilhos e plumas pelo meio) e a Mú Gelato Italiano, para o caso de lhe apetecer um doce. Para bebericar, recomendamos que se dirija ao bar do lounge público da ModaLisboa. Pelo caminho, aproveite para ver as vistas, que é como quem diz os looks de street style.

Qui 15.30-21.00, Sex 17.00-22.30, Sáb 15.30-23.00 e Dom 14.30-21.00

Publicidade
Desfiles
© Francisco Romão Pereira

Desfiles

Não foi agraçiado com um convite para nenhum dos desfiles, mas não quer perder as propostas dos criadores nacionais? Só tem de se instalar confortavelmente e sintonizar o live streaming dos desfiles no site da ModaLisboa. Vão ser todos transmitidos em directo.

Mais coisas para fazer em Lisboa

  • Coisas para fazer

Escolher um sítio para uma refeição incrível, assistir a uma performance, dar um passeio, explorar um festival da cidade em que se pode perder, ou assistir a um concerto num espaço perto de si. Parece simples, mas às vezes é uma grande trabalheira. Ou não tivesse Lisboa muito por onde escolher. Não dê mais voltas à cabeça a decidir o que fazer no fim-de-semana, que nós damos uma ajuda para que tenha três dias perfeitos (e preenchidos). 

  • Coisas para fazer

Se Setembro é por excelência mês de regresso, Outubro promete outra pedalada, com uma agenda cheia de eventos culturais, de concertos e exposições a festivais de todos os géneros e feitios. Aos teatros chegam também grandes peças que marcam o arranque das temporadas e não raras vezes esgotam, pelo que é de comprar os bilhetes atempadamente. Fomos à procura das melhores coisas para fazer em Lisboa este mês e encontrámos duas mãos cheias de sugestões, incluindo uma série de iniciativas gratuitas. Aproveite e viva a cidade ao máximo.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade