Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Núcleo Museológico do Barco Varino Liberdade

Núcleo Museológico do Barco Varino Liberdade

Coisas para fazer Grande Lisboa
Vila Franca de Xira
Fotografia: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Núcleo Museológico do Barco Varino Liberdade

A Time Out diz

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme se os espaços continuam abertos.

Este barco, construído em Rio de Moinhos, Abrantes, em 1945, assegurou a circulação de bens em toda a zona estuarina: levou vinho a Lisboa, madeira, tomate e carregos de sal de Setúbal. Encalhou temporariamente como um casco abandonado, quando nos anos 60 o transporte fluvial entrou em decadência, mas foi recuperado e, em 1988, exibindo no casco o seu novo nome, “Liberdade”, iniciou uma nova vida, de passeios e de exigentes regatas e cruzeiros. No ano de 1997 rumou aos estaleiros Ria Marine, em Aveiro, de onde voltou novamente rejuvenescido, aportando no cais de Vila Franca de Xira. Esta embarcação, com decoração de raiz popular, é actualmente um Núcleo Museológico do Museu Municipal e navega ao serviço de grupos de crianças, jovens, adultos e idosos.

Publicado:

Detalhes

Endereço Cais de Vila Franca de Xira
Vila Franca de Xira
2600-117
Contato
Horário Seg-Sáb 10.00-18.30
É o proprietário deste estabelecimento?
Também poderá gostar
    Também poderá gostar
      Últimas notícias