0 Gostar
Guardar

Organii Eco Market: seis marcas que visitam a Lx Factory

Apresenta-se como "o primeiro evento de lifestyle que reúne marcas, projectos e produtos nacionais que se regem por princípios e prácticas ecológicas". Hoje, chega à Lx Factory

©Vera Marmelo
Peças de Margarida Fabrica

Peças em cerâmica, suplementos naturais, roupa para miúdos, calçado "verde". O Organii Eco Market é uma das grandes novidades do Open Day da Lx Factory — a 17ª edição enche hoje e amanhã as ruas criativas de Alcântara, com os já habituais mercados Lx Rural e Lx Market, que se juntam à festa. Apresentamos alguns conceitos que apostam na palavra sustentável.

Seis marcas do Organii Eco Market

Herbas

De um blogue para uma marca, recente, carregada de cheiros de ervas e especiarias. Falar de Herbas Organic Herbs é falar de um negócio de família. É falar da Marta, do Bruno, do João e da Raquel, um daqueles casos cada vez menos raros de quem trocou a cidade pelo campo para escrever uma história a um ritmo mais lento e mais feliz. Gerem uma produção biológica de plantas aromáticas no sopé da Serra dos Candeeiros, a um passo das salinas naturais de Rio Maior, e trazem-nos tomilho limão, cidreira, lúcia-lima, hortelã-pimenta.

Le Petit Chifon

Era um sonho antigo de Rita de La Biétière, criar uma marca para os mais pequenos. A ideia concretizou-se depois do nascimento do filho e hoje a Le Petit Chifon continua a tentar facilitar a vida de pais e filhos. Conforto é a palavra de ordem, e 100% algodão biológico o ingrediente principal dos bodys, a peça sensação da casa, ajustada ao tamanho de cada bebé. Na nova colecção, predominam as linhas minimalistas (e os nomes de animais servem de inspiração). A roupa associa-se ainda à decoração, puericultura e aconselhamento. 

Margarida Fabrica

O dia de trabalho no ateliê da Lx Factory começa com a preparação das pastas cerâmicas, com o amassar tradicional da pasta com as mãos, e com a mistura dos minerais com água. O resultado da criação da designer e ceramista Margarida Melo Fernandes são peças de encher o olho — mas não se fique pelo olhar; vai ter vontade de mudar todas as louças da cozinha, prevenimos. A porcelana é a matéria rainha neste processo artesanal e delicado, que dá vida a pratos, chávenas, e muito mais, com um toque elegante, descontraído e minimal.

Maria Descalça

Corria o começo de 2013 quando a ideia surgiu. Maria viu-se desempregada e pensou que um tear de família a funcionar seria uma imagem muito mais feliz que um tear de família parado, a ganhar pó. Surgiu assim a Maria Descalça, ateliê de tecelagem manual. E se a tecelagem é uma das suas palavras favoritas, a reciclagem ocupa provavelmente o segundo lugar na lista. É que se a matéria-prima base é o algodão, usado para montar a teia no tear, não podemos esquecer os sacos plásticos antigos, que aqui ganham nova vida. Ora procure pelas clutches criadas por Maria, produto da combinação destes dois elementos.

Green Boots

Falemos da corticite, dos forros 100% algodão, ou da aplicação de solas em pneu reciclado, tudo pontos fortes do projecto de calçado, com raízes nos modelos tradicionais da região da Benedita. A Green Boots surgiu em 2012, qual encarnação do nosso século de uma fábrica de calçado com quase seis décadas de actividade. Conforto e design determinam a passada deste conceito, que pelo caminho ainda se aventura pelos pormenores em chita de Alcobaça, cetim, e veludo.


Third Wave Nutrition

Podem ser utilizados em batidos, receitas variadas ou simplesmente misturados com água ou leite vegetal. Os suplementos da Third Wave Nutrition Portugal são os melhores amigos de praticantes de desporto, intolerantes a lactose, glúten ou soja, ou simples mortais. Aliás, as embalagens são tão agradáveis à vista que quase temos pena de usar. Mas vá em frente, e aproveite estes suplementos crus e veganos lançados por dois desportistas, Ivo Silvestre e Paulo Mascarenhas. Há magnésio com sabor a maracujá e outros componentes com toque a baunilha ou chocolate.  


Comentários

0 comments