Uma bebida cor de laranja vibrante, feita à base de laranja amarga, ervas e raízes, presença habitual nas esplanadas ao final da tarde. O Spritz tem quase sempre a mesma cara – quase, sublinhamos. Durante todo o mês de Setembro, o September Spritz convida a olhar para o copo de outra forma: há versões mais leves, outras mais frutadas, algumas florais e outras mais intensas, em bares, restaurantes e esplanadas de norte a sul do país.
A iniciativa, promovida pela Pernod Ricard, junta propostas com Lillet Blanc, Lillet Rosé e St. Petroni Aperitivo, com ofertas exclusivas e preços especiais. O protagonista é o Lillet Rosé Spritz: feito com Lillet Rosé, Schweppes de Toranja, muito gelo e toranja, traz ao copo um perfil leve, fresco, floral e frutado. Aparece como ponto de partida para quem quer sair da versão mais óbvia sem se afastar do ritual de fim de tarde. À volta dele, as opções surgem em dois sentidos: de um lado, o Lillet Blanc, também de perfil suave e frutado; do outro, o St. Petroni Aperitivo, que resulta numa interpretação mais intensa e próxima do perfil a que tradicionalmente associamos o Spritz.
"Inconscientemente, o consumidor associou o Spritz a um perfil único de bebida, mas a verdade é que o ritual do aperitivo é um território extraordinariamente rico e diverso. [...] Queremos abrir a categoria, despertar o desejo de experimentar algo novo e, em simultâneo, apoiar os nossos parceiros do canal Horeca ao dinamizar as esplanadas e bares neste regresso à rotina", afirma Yuliya Vashchyshyn, brand manager da marca.
Mais de 50 esplanadas por todo o país
No Porto, a rota passa pelo Base, Bartolo, Bonaparte Baixa, Bosco, Brutt, Canti, Fé, Ferro, Maus Hábitos, N'Ordem, Praça, S dos Reis, Skiline, Taberna Malandros e The Door.
Mais para o Centro, iniciativa chega também ao Autocarro Bar, em Aveiro, e ao Pé na Areia, na Figueira da Foz.
Em Lisboa, a lista é longa: Ache Atalaia, Ache Latino, Bar do Cais, Bar Tr3s, Botequim, Browns Central, Carmo Restaurante, Conqvistador, Damas, Europa, Imperial Garden, Jardim do Éden, JNcQUOI Avenida, Leve Leve, Locke de Santa Joana, Menina e Moça, Oasis, Quiosque Adamastor, Sol e Pesca, The George e TOPO.
Na Linha, entram o Ambar Rooftop, o Hífen, o Casino Estoril, o Colinas do Sol, o Dom Bilas, o Parea e o Soul Garden.
Na Comporta, o Alcache, As Machadas, o Aura e o Comporta Café.
O convite está feito: este Setembro, vale a pena ir além do óbvio e descobrir qual é, afinal, o Spritz favorito de cada um. Se o Lillet Rosé Spritz for o ponto de partida, melhor ainda.
Seja responsável. Beba com moderação. www.bebacomcabeca.pt
