0 Gostar
Guardar

Varrer montras e correr capelinhas

Os centros comerciais são normalmente abismos de perdição. Mas pode redimir-se no Centro Comercial Colombo e no Amoreiras Shopping Center, onde encontra duas capelas ao serviço da comunidade. Missas incluídas

Fotografia: Ana Luzia

A má notícia (para os mais devotos) é que pode cometer qualquer um dos sete pecados capitais (Gula na praça da restauração, Ira nas filas das lojas, Inveja quando alguém comprou a última peça que cobiçava, Preguiça quando devia estar a trabalhar, Soberba e nem precisamos de explicar a Avareza e a Luxúria). A boa notícia é que não precisa de arredar muito o pé para encontrar perdão. 

As capelas dos centros comerciais

Centro Comercial Colombo

A Capela do Colombo é também conhecida como Igreja de Nossa Senhora das Descobertas, uma invocação que já existia, mas que assenta que nem uma luva na temática marítima do centro comercial. Inaugurada no mesmo ano do Colombo, em 1997, pertence à paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica. O padre Nuno Fernandes (também ele jornalista e director do jornal A Voz da Verdade) guiou-nos pelo funcionamento da capela. “Inicialmente tínhamos fiéis com mais idade, mas agora vai tendo mais adesão e uma assembleia mais diversificada”, explicou o pároco, destacando o ambiente acolhedor ideal para quem “sente e vive a oração”. Há ainda quem se surpreenda com a capela, que fica no piso -1, ao descer para o parque de estacionamento, mas também há quem venha de longe para este local de paz no meio do alvoroço, seja da Amadora ou de Queluz. E para um padre é uma mudança na rotina: “Quando nos é proposto serviço fazemos com entrega, mas de facto é algo diferente a experiência de celebrar num lugar como este. Aqui gera-se proximidade, o altar está mais próximo, é muito gratificante”, garantiu.

Horário da capela: Seg-Dom 10.30 às 13.00 e das 15.00 às 19.00.

Missas: Qua13.10; Qui17.30; Sáb18.30; Dom11.30 e 18.30

Ler mais
Carnide/Colégio Militar

Amoreiras Shopping Center

Já a Capela da Nossa Senhora das Amoreiras (invocação criada especialmente para este templo) é um pouco mais antiga, embora também tenha nascido com o centro comercial que a acolheu. Existe há 31 anos e embora seja um pouco mais desafogada cumpre com a proximidade aos fiéis. Pertence à Paróquia de Santa Isabel, que tem como pároco o padre José Manuel Pereira de Almeida, que tanto trata dos problemas da alma como do corpo: é também médico. Na génese desta capela esteve a ideia de a construir num sítio onde as pessoas estão, um “espaço de graça onde tudo se compra e vende”, explica também com graça o padre José Manuel. Uma ideia inovadora na altura apresentada ao Cardeal Ribeiro, que “apoiou absolutamente” a compra do espaço por um valor simbólico. “As pessoas vêm com os saquinhos das compras e até por uma questão de mobilidade há quem prefira vir aqui”, continuou, referindo-se ao parque de estacionamento.

Horário: Dom 11.30-13.00, 14.30-18.00, Seg-Sex 12.30-19.30, Sáb 15.00-19.30

Missas: Dom12.00; Seg, Qui, Sex e Sáb18.00; Ter-Qua 13.15

Ler mais
Lisboa

Comentários

0 comments