Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right 54ª ModaLisboa: saiba quais são os eventos abertos ao público

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Moda Lisboa Collective dia 3
Duarte Drago

54ª ModaLisboa: saiba quais são os eventos abertos ao público

Além dos desfiles, há vários eventos abertos ao público: conversas, concertos e até uma loja pop up

Por Francisca Dias Real
Publicidade

As modas Outono/Inverno vão desfilar novamente para a mesma colina da última edição. A ModaLisboa regressa entre esta quinta e domingo, 6 a 9 de Março, e regressa às Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento, no Campo de Santa Clara. Esta temporada faz-se sob o mote AWAKE que, explica a organização, quer "uma indústria de moda mais justa, mais sustentável, mais ética, mais inovadora, mais respeitadora, mais inclusiva, mais humana". Ainda que muitos dos desfiles sejam à porta fechada, a ModaLisboa está cada vez mais democrática e com agenda aberta ao público – e esta edição não será excepção, com uma programação inteiramente dedicada à sustentabilidade.  

Recomendado: Caras da ModaLisboa

ModaLisboa: todos os eventos abertos ao público

Surma
Surma
©Hugo Domingues

Starting Point

A ModaLisboa quer ser casa não só da moda enquanto expressão artística, mas de outras artes: da performance à música. A festa começa logo com Mike11, na sexta (6), que abre oficialmente esta edição de ModaLisboa com um concerto no Jardim das Laranjeiras, dentro do recinto (19.30). Mais tarde, o produtor e compositor angolano, Mistah Isaac, traz a música do mundo à área social (22.00). No sábado, 7, a Sala LAB recebe Duarte Melo e a sua performance TAKE CARE NOT TO KILL, COLLAPSE, que alerta para a mudança sustentável nos hábitos de consumo (18.30). Às 19.30, tudo em sentido, que há música do Quinteto de Metais da Banda Sinfónica do Exército na área social. E a fechar o dia, a artista, actriz e modelo Aurora Pinho Leite toma conta do Jardim das Laranjeiras com a performance Voodoo Pussy (22.00). No último dia, o colectivo feminino e feminista Orchidaceae ocupa o Jardim das Laranjeiras e, num abraço entre movimento e música, interpreta um texto no contexto do Dia da Mulher (17.30). Surma fica responsável por fechar a edição com um concerto às 20.30. 

archie Dickens
archie Dickens

UNITED FASHION LISBOA

A ModaLisboa junta-se esta edição ao projecto UNITED FASHION, que traz à cidade 15 designers europeus para um intercâmbio de conhecimento e criatividade. Na quinta, 5, haverá um happenings de moda onde cada designer terá um momento para apresentar a sua identidade (21.00) nos Paços do Concelho – mas não saia de lá, que há DJ set de Dexter. Na sexta,  no Mercado de Santa Clara, surge a pop up store com estes designers, onde também estarão designers da ModaLisboa (12.00-18.00). 

Publicidade

Street Food

O Jardim das Laranjeiras é o ponto de encontro de quem ruma para aqueles lados, ou não tivesse comes e bebes para ajudar a unir ainda mais as pessoas. As carrinhas de street food estão ali para todos, por isso conte com as Piadinas Zanotta, a Cervejaria de Rua, a Veggie Lovers, a On the Wayffle, a Licor Beirão e a Bogani. 

CML, Paços do Concelho
CML, Paços do Concelho
©José Frade

Fast Talks

Já são um habitué na agenda e volta a ocupar a Sala do Arquivo, dos Paços do Concelho. Na quinta, 5, a partir das 17.00, vai falar-se de como reinventar o sistema de moda, integrar no processo a sustentabilidade e a igualdade nos ambientes de trabalho, e perceber o papel da tecnologia no meio disto tudo. O dom da palavra está entregue a Lisa Lang, consultora de moda, tecnologia e empreendedorismo da Comissão Europeia; Jeanne de Kroon, fundadora da Zazi, marca focada na sustentabilidade e na independência económica e social das mulheres; e Diana Verde Nieto, co-fundadora da Positive Luxury, a empresa responsável pelo selo de confiança dado às marcas de luxo que se comprometem a ter um impacto positivo no planeta. A moderar a conversa estará a jornalista Patícia Barnabé.

Publicidade
Cristiana Morais - Workstation
Cristiana Morais - Workstation
Cristiana Morais

Workstation

A Workstation continua a servir de montra a novos artistas de diversas áreas e terá novamente três fotógrafos a exporem a sua visão através das lentes atentas de Cristiana Morais, Frederico Om e Afonso Sereno. Entre as 13.00 e as 22.00 de sábado e domingo, vale a pena espreitar o que eles vêem do outro lado da lente.  

checkpoint
checkpoint

Check Point

Pela primeira vez, a plataforma de conversas da ModaLisboa vai receber um Fashion Hackathon (sex a partir das 17.00), que junta um grupo de pensadores da indústria que tentam encontrar soluções para um futuro melhor (dom 18.30). Além disso, há conversas para todos: O Futuro é Colaborativo (dom 14.30) ou You Are How You Buy (sáb 14.30).

Publicidade

ModaLisboa Verde

E a seguir a bandeira de Lisboa como Capital Verde Europeia, a ModaLisboa criou um Lounge especial com os projectos Catalyst, Fashion Revolution, Planetiers e WWF que mostram o impacto que a indústria têxtil tem no ambiente e como é que a tecnologia pode ajudar. Além disso, haverá três contentores da loja em segunda mão Humana espalhados pelo recinto  - e personalizados pelos artistas Rita Ravasco, Gonçalo Mar e RAF - e onde qualquer pessoa pode depositar roupa, calçado e têxtil-lar.

Antónia Rosa
Antónia Rosa
Antónia Rosa

Exposições

Nesta edição há mais exposições para poder deitar o olho. A Apiccaps terá uma mostra que pensa a durabilidade dos sapatos que se tornam peças de uma vida (recinto ModaLisboa. Sex 14.00-22.00, Sáb-Dom 13.00-22.00). "Zona Industrial ModaPortugal" é uma instalação que convida à imersão digital num universo industrial, sustentável e circular, evocando o movimento e a dinâmica de uma fábrica (recinto ModaLisboa. Sex 14.00-22.00, Sáb-Dom 13.00-22.00). Fora do recinto, a maquilhadora Antónia Rosa presta homenagem ao fundador do Lux Frágil numa exposição de fotografia - "Para ti, Manuel Reis", com trabalhos que celebram também os seus 30 anos de Carreira (Loja da Atalaia.  Av. Infante D. Henrique a Sta Apolónia. Sex-Dom 16.00-00.00). 

Publicidade
Armazém das Malhas
Armazém das Malhas

Wonder Room

A cada ModaLisboa, a loja pop up que privilegia as marcas emergentes e os criadores nacionais regressa ao programa das modas. Numa edição sobre o tema AWAKE, dedicada à sustentabilidade e à mudança de consciências, também o Wonder Room espelha essas vontades com marcas amigas do ambiente. Num total de 25 marcas, vai encontrar desde sapatos a roupa, de jóias a mobília. Alice & Co., Antiflop, Fermob Lobo Apparel, Benedita Formosinho, Armazém das Malhas, Nuuk, Paparina, Sanjo ou The Captain Socks são apenas alguns exemplos. 

Mais em Lisboa

vista miradouro graça
Fotografia: Arlindo Camacho

O melhor da Graça

Coisas para fazer

A melhor varanda para contemplar Lisboa está aqui e, provavelmente, a mais instragramada. Há cada vez mais tuk-tuks, é verdade, mas também há cada vez mais vida de bairro a acontecer, da tasca ao mini mercado. Não deixe esta colina entregue exclusivamente aos turistas, aliás que esteja longe de acontecer essa possibilidade. 

taberna do mar
Fotografia: Manuel Manso

Restaurantes obrigatórios na Graça

Restaurantes

Lá em cima, há muita coisa nova a dar nas vistas. No bairro que está cheio de graça, sobra sempre espaço para um novo restaurante, mais um cantinho com um petisco ou até um docinho dos bons, dos crepes recheados aos famosos pastéis de nata. Seja para quem vai dar um saltinho à Feira da Ladra e quer almoçar naquela zona, para quem quer instagramar o miradouro e lanchar a seguir, ou até mesmo quem vai àquele concerto de sábado à noite nas Damas. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade