10 coisas que precisa de saber sobre Trainspotting

Vinte anos depois de o primeiro filme ter rebentado no cinema, fazemos uma retrospectiva de algumas das lendas de Trainspotting
Trainspotting 2 poster
Por Time Out Film |
Publicidade

Depois de meses de suspense, T2 Trainspotting chega às salas de cinema. Descubra aqui 10 coisas que precisa de saber sobre a saga – e leia na Time Out desta semana as entrevistas com os protagonistas. 

10 coisas que precisa de saber sobre Trainspotting

1
Ewen Bremner in T2 Trainspotting
Image: Jaap Buitendijk

Ewen Bremner foi Renton antes de Spud

Conhecemo-lo como Spud, desengonçado e pouco dado à inteligência. No entanto, antes do filme sair, Ewen Bremner desempenhou o papel de Renton na versão teatral, primeiro na Escócia e depois no Bush Theatre, em Londres. Bremner admitiu mais tarde ter-se sentido um pouco magoado por não ter sido considerado para o papel de Renton: “Estava a ser snob e estúpido”. Danny Boyle convenceu-o a desempenhar Spud. 
2
Ewan McGregor
Image: Jaap Buitendijk

Uma vez, Ewan McGregor e Jonny Lee Miller chegaram bêbados às filmagens depois de uma directa

Em sua defesa, faltavam apenas três dias para a rodagem de Trainspotting terminar. Os actores tinham feito uma noitada e chegaram, usando as palavras do próprio Danny Boyle, “podres de bêbados” ao local das filmagens. A verdade é que mal conseguiam andar, motivo pelo qual na cena do parque, quando Renton e Sick Boy dão um tiro a um bull terrier inglês com uma espingarda, os dois estão deitados no chão com um ar completamente destruído.
Publicidade
3
trainspotting-1996-16-g.jpg

Kelly Macdonald era empregada de balcão quando sacou o papel

Macdonald tinha apenas 19 anos e trabalhava num bar quando viu um folheto que falava sobre uma audição. Das centenas de raparigas que apareceram na esperança de desempenharem a colegial que acaba por ser a one-night stand de Renton, Boyle escolheu-a a ela. Durante as filmagens, Macdonald estava tão nervosa que se escondeu várias vezes na casa de banho, nos intervalos entre as cenas. 

4
Jarvis Cocker Quotes

Jarvis Cocker ajudou na reputação do filme

Trainspotting foi alvo de duras críticas por parte de vários políticos e comentadores por dar um certo glamour ao consumo de drogas – uma das críticas veio do candidato à presidência dos EUA, Bob Dole (que admitiu, mais tarde, que nem sequer tinha visto o filme). Esta foi a altura em que “a heroína era chique”. “Pensava que nos iam matar”, disse Boyle sobre a controvérsia que ameaçou acabar com o filme. Contudo, Jarvis veio em defesa de Trainspotting – e a música Mile End, da banda Pulp, faz inclusive parte da banda sonora.

Publicidade
5
Irvine Welsh, Filth

Irvine Welsh era funcionário da Câmara de Hackney

Quando Irvine Welsh começou a escrever o seu primeiro romance, Trainspotting, que se baseava vagamente nos seus antigos diários, tinha 35 anos. Antes disso, tinha feito parte de uma banda punk e depois trabalhou como auxiliar de cozinha e na Câmara de Hackney (onde comprou um apartamento por 8000 libras). Pelo livro, recebeu apenas 1000.

6
David Bowie

David Bowie deu uma palavrinha aos amigos influentes

Um filme com um orçamento reduzido, realizado por um zé-ninguém no mundo do cinema – palavras de Boyle – não tinha sequer hipóteses de conseguir os direitos de Lust for Life e Perfect Day. Por sorte, David Bowie tinha visto o primeiro filme de Boyle, Shallow Grave, e deu uma palavrinha aos seus amigos Iggy Pop e Lou Reed.

Publicidade
7
Angelina Jolie, Oscars

Angelina Jolie andou por ali de patins

Durante a rodagem do filme, Boyle teve de dizer a Jonny Lee Miller e à namorada de então, Angelina Jolie, para pararem de andar de patins no local das filmagens – uma antiga fábrica de cigarros em Glasgow. Onde ficava a antiga fábrica, estão agora apartamentos de luxo. 

8
Robert Carlyle in T2 Trainspotting
Image: Jaap Buitendijk

Begbie é um homossexual que ainda não saiu do armário

De acordo com Robert Carlyle, a raiva do brutamontes psicótico Francis Begbie pode ser explicada pelo medo que ele tem que descubram o seu segredo. Welsh concorda com esta interpretação, apesar de ter dito que a orientação sexual de Begbie no livro é "ambígua".

Publicidade
9
© Noel Gallagher.jpg
© Noel Gallagher

A festa de Cannes deu que falar

Trainspotting transborda de cultura rave e Britpop, por isso quando foi projectado no Festival de Cannes, em 1996, a festa foi épica. Os Leftfield foram a banda escolhida para tocar e Leonardo DiCaprio divertiu-se com Mick Jagger e Damon Albarn. Houve cânticos de futebol e passaram imagens de Sean Connery enquanto James Bond. Welsh e Noel Gallagher foram aparentemente encontrados deitados em sofás ao pé da piscina, às sete da manhã.

10
trainspotting

A pior retrete da Escócia afinal cheirava bem

A imagem de Renton a mergulhar de cabeça numa sanita nojenta para escoar os seus supositórios de ópio é uma das cenas mais inesquecíveis do filme. O que não se sabe é que o cocó era, na verdade, mousse de chocolate.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com