'A Guerra das Estrelas' de A a Z

Um dicionário para fãs de 'A Guerra das Estrelas' ('Star Wars', chamam-lhe os americanos) e galáxias circundantes.

Desde que a Disney tomou conta de A Guerra das Estrelas, os novos filmes têm-se sucedido ao ritmo de um por ano. Han Solo: Uma História de Star Wars é o mais recente e, em preparação da estreia, corremos a mais popular saga de ficção científica (e galáxias circundantes) de A a Z.

 

A

Alden Ehrenreich

O actor americano faz de Han Solo no spin-off de Ron Howard que se estreia esta semana. Harrison Ford aconselhou-o e diz-se que este foi o principal conselho que lhe deu: “Diz-lhes que te disse tudo o que precisas de saber e que não podes contar a ninguém”.

B

'Buck Rogers'

O fenómeno de bilheteira de A Guerra das Estrelas inspirou esta ópera espacial televisiva de finais dos 70s com piscares de olho aos comics de Flash Gordon.

C

Coppola

No livro Easy Riders, Raging Bulls, Peter Biskind conta que o personagem de Han Solo é uma homenagem ao realizador de O Padrinho.

D

'Darth Vader e Filho'

É uma obra do ilustrador Jeffrey Brown em que Darth Vader se transforma num pai em sarilhos, escravo dos seus filhos gémeos.

E

Ewoks

Introduzidos em Guerra das Estrelas: O Regresso de Jedi (1983), os habitantes da lua florestal de Endor surgiram depois num par de telefilmes e na série de desenhos animados homónima.

F

Fan fiction 

Todos os objectos de culto têm os seus imitadores. No caso de Star Wars, são muitos os textos escritos por fãs e inspirados na mitologia da saga. O melhor exemplo é Pink Five, uma série caseira que se tornou muito popular junto dos fãs mais aguerridos, e mostrava alguns dos eventos do Episódio IV, do ponto de vista de uma personagem chamada Stacey.

G

Galáctico

Ainda hoje os efeitos e cenários da primeira trilogia parecem prodigiosos. O que poucos sabem é que quando Lucas pensou que não teria um grande orçamento, sugeriu usar naves de brinquedo atadas a paus de vassoura sobre um fundo de cartolina negra. Ainda bem que houve orçamento.

H

Hitler

George Lucas inspirou-se nas imagens do avião de Adolf Hitler a sobrevoar Nuremberga para o final de Guerra das Estrelas: O Regresso de Jedi.

I

'I am your Father'

É um documentário de Marcos Cabota e Toni Bestard, em que é sugerido a David Prowse, que interpretou Darth Vader na trilogia original, apesar de não lhe ter dado voz (isso foi James Earl Jones) nem dado a cara em Guerra das Estrelas: O Regresso de Jedi (isso foi Sebastian Shaw), que filme algumas dessas cenas para provar que podia ter feito tudo.

J

Jabba the Hutt

Uma criatura com aspecto de sapo viscoso, mas que na realidade era uma enorme marioneta de látex, controlada pelo inglês Toby Philpott.

K

Kubrick 

Quando tinha 20 anos, George Lucas viu o drama bélico Doutor Estranho Amor, de Stanley Kubrick, no cinema da sua terra natal, e ficou marcado para a vida.

L

Leia Organa

Em Rogue One: Uma História de Star Wars, Gareth Edwards tomou uma decisão controversa: reconstruir o rosto de Carrie Fisher em CGI tal como ele era nos anos 70.

M

Mitologia

Star Wars é uma versão sci-fi dos mitos fundadores clássicos. São muito apontadas, por exemplo, semelhanças com a mitologia arturiana.

N

Nova Hollywood

A estreia de A Guerra das Estrelas, em 1977, foi o culminar da grande renovação do cinema americano que tinham começado com realizadores como Dennis Hopper ou Martin Scorsese.

O

Obi-Wan

Foi o mestre de Luke e Anakin. A personagem é inspirada num xamã nagual.

P

Pop

Pode parecer óbvio, mas convém lembrar que estamos perante o mais prolífico e popular artefacto da cultura de massas do século XX.

Q

Qel-Droma

É uma personagem do universo expandido de Star Wars. Apareceu pela primeira vez nos 90s, em Star Wars: Tales of the Jedi, uma BD da Dark Horse.Passava-se quatro mil anos antes da destruição da Estrela da Morte.

R

Rogue One

Foi o primeiro spin-off da saga a chegar ao grande ecrã, com Felicity Jones como protagonista. Estreou-se em Dezembro de 2016, um ano depois da estreia do Episódio VII.

S

'Spaceballs'

Mel Brooks protagonizou esta paródia destrambelhada de A Guerra das Estrelas, que em Portugal se estreou com o nome A Mais Louca Odisseia no Espaço.

T

Trekkies

Os fãs de Star Trek são os eternos rivais dos devotos de Star Wars.

U

Universo expandido

É um rótulo que reúne os livros, comics, séries e jogos que fizeram crescer o universo da Guerra das Estrelas a partir das margens.

V

Videojogos

Ao longo dos anos foram lançados vários jogos de Star Wars. Os melhores são tão bons como os filmes, mas muitos são apenas olvidáveis. Star Wars Battlefront II, editado no ano passado pela Electronic Arts, é o mais recente.

W

Williams

É preciso tirar o chapéu a John Williams. O autor da banda sonora de Star Wars é directamente responsável por muitos meninos e meninas terem aprendido a assobiar nos anos 80.

X

X-Wing

É um tipo de caça estelar e uma parte integral da indústria de armamento da franquia e uma das maquetes favoritas dos coleccionadores.

Y

Yoda

É uma das mais icónicas personagens da saga, com a sua estranha maneira de falar e o seu aspecto de velho enrugado.

Z

Zabrak 

Encerramos o dicionário com estes seres carnívoros e cornudos que apareciam em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma.

 

Mais

As 50 melhores personagens de Star Wars

Podem ser heróicas ou maléficas, fascinantes ou repulsivas, robóticas ou fofinhas – mas as melhores personagens de Star Wars são sempre memoráveis. Desde Uma Nova Esperança a Despertar da Força – através dos picos de o Império Contra-Ataca e a aridez de Ameaça Fantasma – nenhuma outra saga ganhou tanta devoção, tanta paixão, tanta nerdiness extrema. Por isso, nesta lista pessoal, o geek de serviço da Time Out Londres, Tom Huddleston, apresenta as 50 melhores personagens de Star Wars por ordem de grandeza.  

Ler mais
Por Tom Huddleston

Filmes 'Star Wars': dos melhores aos piores

Será O Império-Contra Ataca o melhor  de todos os filmes Star Wars? E será mesmo A Ameaça Fantasma o pior? E onde se encaixa Rogue One nisto tudo? As respostas estão nesta lista. 

Ler mais
Por Eurico de Barros
Publicidade

Rian Johnson: “Star Wars é sinónimo de diversão”

Há quem já considere Rian Johnson o novo George Lucas, apesar de Star Wars: Os Últimos Jedi – ou o Episódio VIII para quem ainda não parou de contar – ainda nem se ter estreado. Quando nos sentamos com ele, em Los Angeles, o novo filme ainda não se estreou, no entanto o realizador já sabe o que o futuro guarda.

Ler mais
Por Joshua Rothkopf

Comentários

0 comments