Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Dez filmes em viagem de carro e de comboio
Planes, Trains and Automobiles

Dez filmes em viagem de carro e de comboio

"On the road" ou por via férrea, assim viaja esta dezena de filmes de vários géneros, entre comédias, dramas e policiais, europeus e de Hollywood

Por Eurico de Barros
Publicidade

Dino Risi, David Lynch, Sidney Lumet, Giuseppe Tornatore e Rob Reiner são alguns dos realizadores que assinam estes filmes onde as personagens rumam a destinos muito diferentes, felizes ou trágicos, quer vão de automóvel, quer de comboio

Dez filmes em viagem de carro e de comboio

'A Ultrapassagem', de Dino Risi (1962)

Vittorio Gassman e Jean-Louis Trintignant interpretam este clássico da comédia á italiana. Um universitário (Trintignant) e um quarentão (Gassman) conhecem-se por acaso em Roma e vão estrada fora num Lancia, passando por várias peripécias e revelando as suas vidas um ao outro. Além de uma história humana, este é também um filme sobre a Itália do “milagre económico”, em acelerada mudança. 

'Um Crime no Expresso do Oriente', de Sidney Lumet (1974)

A viagem de comboio mais célebre da literatura policial foi transformada por Sidney Lumet num dos mais conhecidos filmes do género. Hercule Poirot (Albert Finney) vai de viagem no lendário Expresso do Oriente e acaba por ter que investigar um estranho assassínio que tem lugar a bordo do comboio, que ainda por cima fica retido na neve dos Balcãs. Finney é acompanhado por um largo elenco de estrelas, como Ingrid Bergman, Sean Connery ou Jean-Pierre Cassel.

Publicidade

'O Expresso de Chicago', de Arthur Hiller (1976)

Um tímido editor literário apanha o expresso que liga Los Angeles a Chicago, o Silver Streak do título original, e vê um homem ser assassinado e atirado do comboio. E aquilo que parecia ir ser mais uma longa e banal viagem acaba por se transformar numa aventura que o deixa em perigo de morte. Gene Wilder, Richard Pryor, Jill Clayburgh e Patrick McGoohan interpretam esta animadíssima comédia policial de acção.

'Que Paródia de Férias', de Harold Ramis (1983)

A família Griswold parte de férias de carro para visitar um parque temático que promete muitas horas de diversão, mas vai encontrar uma série de problemas pelo caminho, sob a forma de familiares seus e de uma misteriosa loura que guia um Ferrari, entre outros. Chevy Chase, Beverly D’Angelo, Randy Quaid e John Candy são os principais intérpretes desta sátira à classe média americana em férias.


Publicidade

'Borracho Choque… Para Menina Chique!', de Rob Reiner (1985)

Por trás deste desastroso título português está uma divertida comédia romântica on the road, a segunda longa-metragem realizada por Rob Reiner. John Cusack é um estudante universitário que decide ir de carro visitar um amigo na Califórnia, e dá boleia a uma colega (Daphne Zuniga), que vai ver o namorado. A viagem começa por não correr nada bem e o par detesta-se, mas as coisas vão mudar. 


'Antes Só que Mal Acompanhado', de John Hughes (1987)

Uma comédia de viagens clássica. Neal Page (Steve Martin) vai apanhar o avião para passar o Dia de Acção de Graças com a família, mas o vôo é cancelado devido ao mau tempo. Decide então que vai chegar a casa a tempo, não importa qual seja o meio de transporte a que recorra, mas terá que ser acompanhado por Del Griffith (John Candy), um vendedor de anéis de cortinas de chuveiro chato e inconveniente, e a viagem transforma-se num pesadelo. 


Publicidade

'Estão Todos Bem', de Giuseppe Tornatore (1990)

Marcello Mastroianni personifica Matteo Scuro um funcionário público siciliano reformado, que decide fazer ir visitar os cinco filhos, que deixaram a Sicília e foram trabalhar e formar família por todo o país. Mas o que vai encontrar na longa viagem que o leva a cidades como Roma, Milão ou Florença, não é aquilo de que estava à espera. Um grande drama familiar com uma comovente interpretação de Mastroianni.


'Uma História Simples', de David Lynch (1999)

Um dos melhores, mais patuscos e mais tocantes filmes de David Lynch, que nem por isso deixa de ser insólito. O realizador recria aqui a incrível jornada de um septuagenário chamado Alvin Straight (Richard Farnsworth), que foi do Iowa ao Wisconsin conduzindo um tractor corta-relvas, para fazer as pazes com o seu irmão Lyle (Harry Dean Stanton), que estava doente e não via há muitos anos, após se terem zangado. 

Publicidade

'Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos', de Jonathan Dayton e Valerie Faris (2006)

Uma família do Novo México, os Hoover, em que cada membro é um monte de problemas e manias, amontoa-se numa velha carrinha Volkswagen para levar a pequena Olive (Abigail Breslin), o seu membro mais jovem, a um concurso de beleza infantil que se realiza na Califórnia. A viagem é pontuada por vários incidentes delirantes, mas vai acabar por fazer bem a todos.


'Transiberiano', de Brad Anderson (2008)

E que tal ir viajar de comboio numa linha clássica com a namorada, fazer amigos durante a viagem e depois descobrir que o casal com o qual nos começámos a relacionar não só pode não ser quem afirma que é, como também pode estar metido em negócios sujos? É precisamente o que acontece aos americanos Ray (Woody Harrelson) e Jessie (Emily Mortimer) quando apanham o Transiberiano na China, em direcção a Moscovo. 


Recomendado More from Christmas

    More from Christmas

      Também poderá gostar

        Publicidade