A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Firefly

Seis jovens prodígio das séries de televisão

Assinalando a estreia em Portugal de 'Young Sheldon', sobre a infância de Sheldon Cooper, de 'A Teoria do Big Bang', recordamos aqui outros jovens génios televisivos

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Doogie Howser, o médico adolescente, o jovem Indiana Jones, Wesley Crusher, o rapaz sobredotado tripulante da 'Enterprise', ou River Tam, a rapariga super-inteligente e de personalidade instável de 'Firefly', são alguns dos sobredotados juvenis da ficção televisiva.

Seis jovens prodígio das séries de televisão

Wesley Crusher (‘Star Trek: The Next Generation’)

Mal sabia Wil Wheaton, quando interpretou o jovem e sobredotado tripulante da nova Enterprise em Star Trek: The Next Generation, entre 1987 e 1994, que anos mais tarde iria encontrar-se, em A Teoria do Big Bang, com outro génio ficcional, o Sheldon Cooper de Jim Parsons. Curiosamente, Wesley Crusher nunca foi uma das personagens favoritas daquela série, gerando muitos protestos entre os fãs, alegadamente por salvar vezes demais a nave e os seus tripulantes com a sua inteligência, o que levou a que fosse retirado de cena. Talvez porque, como diz Sheldon, “Ninguém gosta de um sabichão”.

Doogie Howser (‘Doogie Howser, M.D.’)

Quem diria que o Neil Patrick Harris de Foi Assim que Aconteceu se tornou famoso interpretando um adolescente prodígio numa série de televisão, Doogie Howser, M.D. (1989-1992). Dotado de um intelecto superior e de hipermemória, Douglas “Doogie” Howser é, aos 14 anos, o mais jovem médico dos EUA, tendo entrado aos 10 na Faculdade de Medicina. A série acompanha-o ao longo de vários anos como cirurgião no Eastman Medical Center de Los Angeles, enquanto Howser procura ser aceite pelos seus colegas mais velhos e pelos jovens da sua faixa etária, já que quer uns, quer outros, o encaram como um estranho fenómeno.

Publicidade

Indiana Jones (‘Indiana Jones-Crónicas da Juventude’)

O descomunal sucesso dos filmes de Indiana Jones com Harrison Ford levou George Lucas à criação desta série sobre as aventuras de Indy enquanto jovem, que esteve no ar entre 1992 e 1993. A personagem, que possui já todas as qualidades intelectuais e de coragem física da sua versão adulta, teve dois intérpretes. Sean Patrick Flannery personificou-o quando adolescente e jovem adulto (dos 16 aos 21 anos) e Corey Carner quando mais novo (10 anos). Assim, além de invulgarmente inteligente para a sua idade, o jovem Indiana Jones é também mais corajoso, aventureiro e arrojado do que muitos homens maduros. Além dos episódios normais, a série teve quatro telefilmes.

Lucas Wolenczak (‘SeaQuestDSV-Viagem ao Fundo do Mar’)

O malogrado Jonathan Brandis, que se suicidou aos 27 anos, em 2003, interpreta, nesta série de ficção científica produzida por Steven Spielberg e passada num futuro próximo, um jovem sobredotado especializado em computadores. Lucas Wolenczak é um dos mais importantes membros da tripulação do submarino high tech que dá nome à série (que durou entre 1993 e 1996), comandado pela personagem de Roy Scheider. Além dos seus espantosos talentos informáticos, Wolenczak foi também o inventor de um aparelho que permite traduzir a linguagem dos golfinhos para inglês e vice-versa, o Vocorder.

Publicidade

T.J. Henderson (‘Smart Guy’)

O pequeno herói desta série de comédia, emitida entre 1997 e 1999, T.J. Henderson (Tahj Mowry), é um geniozinho que vive com o pai viúvo e os irmãos em Washington. T.J. é tão invulgarnente inteligente, que aos 10 anos se vê matriculado no liceu, tendo que enfrentar a situação de conviver diariamente com adolescentes intelectualmente muito menos dotados do que ele, e que se ressentem disso. Entre eles está o seu irmão mais velho, Marcus, que ainda por cima não é particularmente esperto nem um estudante minimamente esforçado. Como se isto não bastasse, Yvette, a irmã mais velha, é muito inteligente, bem como competitiva, e anda sempre a tentar emular o smart guy da família

River Tam (‘Firefly’)

Nesta série de ficção científica criada por Joss Whedon e que esteve no ar apenas durante o ano de 2002, Summer Glau incarna River Tam, uma rapariga invulgarmente inteligente e que tem o dom de antecipar coisas antes que elas aconteçam, podendo por vezes, no entanto, tratar-se de alucinações. Tam é também perita em combate corpo-a-corpo, sofrendo de instabilidade emocional e psicológica. Ela é uma dos nove tripulantes da nave espacial renegada ‘Serenity’, que participou numa guerra civil no futuro, num mundo onde as duas superpotências sobreviventes, os EUA e a China, se fundiram para formar a opressora Aliança

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade