Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Seis séries com mais de 10 anos que envelheceram muito bem
Friends

Seis séries com mais de 10 anos que envelheceram muito bem

#10YearChallenge: será que algumas das nossas séries preferidas sobreviveram ao teste do tempo?

Por Time Out em associação com MEO
Publicidade

Muita coisa aconteceu entre 2009 e 2019, mas será que algumas das nossas séries preferidas sobreviveram ao teste do tempo? Passámos em revista várias décadas de entretenimento televisivo e encontrámos seis séries que estão para o entretenimento televisivo como o vinho do porto está para os sumos de uva fortificado – quanto mais velhos, melhores.

Seis séries com mais de 10 anos que envelheceram muito bem

Seinfeld está entre as melhores séries de comédia de sempre
Seinfeld está entre as melhores séries de comédia de sempre

1. Seinfeld

Último episódio: Maio 1998

A série “sobre coisa nenhuma” transformou-se no molde que todas as séries de humor querem seguir. Não houve, até hoje, uma série sobre coisa nenhuma melhor. O segredo para o sucesso parece estar nas personagens e na química entre os actores – sozinhos, nunca foram tão bem sucedidos como neste grupo. As piadas sobrevivem ao teste do tempo porque a série nunca foi sobre um período, uma cidade ou uma profissão específicas. Estas são as vantagens de se fazer séries sobre nada – acabam por ser séries sobre pessoas. E isso garante-lhes a intemporalidade.

The Sopranos (1999--2007)
The Sopranos (1999--2007)

2. Os Sopranos

Último episódio: Junho 2007

O cinema e a TV está cheio de dramas sobre a máfia mas nenhum outro objecto de ficão conseguiu tornar o tema tão complexo e profundo. Passaram quase 12 anos desde o último episódio de “Os Sopranos” e ainda não conseguimos ouvir a “Don’t Stop Believin’” do Journey sem sentir um arrepio na espinha.

Publicidade
Ricky Gervais as David Brent in The Office
Ricky Gervais as David Brent in The Office

3. The Office (UK)

Último episódio: Novembro 2002

A versão britânica do The Office – a versão original – criou um género televisivo novo: o falso documentário, aquela mistura inquietante de jornalismo e ficção. E fê-lo com mestria, pegando no tema mais aborrecido de todos – a vida de escritório. Passaram 16 anos desde que o último episódio foi para o ar mas a série de Ricky Gervais continua a ser piada porque a nossa vida não mudou assim tanto. Sobretudo a vida de escritório.

The Wire (2002--2008)
The Wire (2002--2008)

4. The Wire

Último episódio: Março 2008

Está no panteão das melhores séries de sempre. Podemos estar a viver a Era Dourada das Séries de TV mas mesmo a melhor ficção televisiva de agora terá sempre de ser comparada com este épico escrito por David Simon. Uma obra-prima que ajudou a colocar as séries na categoria de alta cultura. É melhor que muitos filmes e que muitos livros considerados indispensáveis. Mais de dez anos depois continua refrescante.

Publicidade
Friends
Friends

5. Friends

Último episódio: Maio de 2004

Há uma coisa que, quase 15 anos depois do último episódio, permanece difícil de explicar: como é que aqueles seis amigos conseguiam pagar a renda daquele casarão em Nova Iorque? Era estranho em 2004 e continua estranho agora. Rever “Friends” é como rever aqueles amigos que não vemos há muitos anos. Com uma diferença: eles estão na mesma, nós nem por isso. Os fãs da série podem continuar a vê-la no Fox Comedy.

Twin Peaks
Twin Peaks

6. Twin Peaks

Último episódio: Junho 1991

O tempo deu-lhe uma camada extra de nostalgia e mesmo os momentos que podiam tornar esta série mais datada – os efeitos especiais, o overacting – dão-lhe um encanto especial. “Twin Peaks” permanece o mais estranho dos policiais televisivos e é um produto perfeito para a era do binge watching.

Publicidade
Bron, a Ponte
Bron, a Ponte

7. E daqui a 10 anos?

De que séries vamos estar a falar daqui a 10 anos? Ainda é muito cedo para saber, mas já temos uma suspeita. A série Bron - A Ponte, um drama policial sueco e dinamarquês está entre as melhores obras de ficção televisiva dos últimos tempos. Quem quiser espreitar só tem de aderir ao Meo Séries. Estão lá todas as quatro temporadas. Veja e voltamos a falar daqui a dez anos.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade