Elisabeth Leonskaja

Música, Clássica e ópera
Elisabeth Leonskaja
©DR Elisabeth Leonskaja

A Time Out diz

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme se os eventos continuam agendados.

Anton Webern (1883-1945) tinha por lema “non multa sed multum”, o que quer dizer que se deve privilegiar a qualidade em detrimento da quantidade. Não é, pois, surpreendente, que a sua obra se resuma a 31 números de opus, que podem ser acondicionados folgadamente em seis CDs. A sua obra para piano é particularmente sumária: resume-se às Variações op.27 (1935-36), três peças cuja duração total ronda os seis minutos. O seu mentor e amigo Arnold Schoenberg (1874-1951) também favoreceu, na obra para piano, o pequeno formato: é o caso das Seis Pequenas Peças para Piano op.19 (1911), cuja duração total também ronda os seis minutos.

Dada a brevidade destas peças, a maior parte do recital da pianista Elisabeth Leonskaja será preenchido com duas obras bem conhecidas de Beethoven – a Sonata n.o 17 op.31/2, conhecida como “Tempestade”, por, supostamente, o compositor ter sido inspirado por The Tempest, de Shakespeare – e Schumann – os Estudos Sinfónicos op.13, que estão entre as páginas mais elaboradas do compositor, que fez por extrair do piano uma variedade de cores e timbres comparável à de uma orquestra.

Por José Carlos Fernandes

Publicado:

Detalhes

Também poderá gostar
    Últimas notícias