A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Gluck: Alceste

  • Música, Clássica e ópera
Ana Quintans
©Mário Melo CostaAna Quintans
Publicidade

A Time Out diz

Alceste tem como ponto de partida um episódio da mitologia greco-romana que levanta uma questão de pertinência intemporal: alguém (Alceste) que está disposto a sacrificar a sua vida para que aquele que ama (o esposo, Admeto, rei da Tessália) se salve. A ópera, com libreto de Ranieri de’ Calzabigi, estreou em Viena em 1767, em versão italiana, e conheceu uma versão francesa (com libreto de Le Blanc Du Roullet), estreada em Paris em 1776 (é a segunda que irá ouvir-se).

O alemão Christoph Willibald Gluck (1714-87) foi figura cimeira da transição do Barroco para o Classicismo e, após ter dominado o meio operático vienense, instalou-se sob a protecção de Maria Antonieta, em Paris, onde apresentou várias óperas (inéditas ou remakes em francês das óperas em italiano estreadas em Viena) que foram decisivas para a evolução do género em França.

Intérpretes: Ana Quintans (Alceste), John Moore (Un Grand-Prêtre, Hercule), Fernando Guimarães (Evandro), Coro do TNSC, Orquestra Sinfónica Portuguesa, direcção de Graeme Jenkins, encenação de Graham Vick.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa

Detalhes

Endereço
Publicidade
Também poderá gostar
Também poderá gostar