La Fenice

Música
La Fenice

A Time Out diz

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme se os eventos continuam agendados.

Se ainda houvesse doges em Veneza, a sua coroação atrairia seguramente ainda mais turistas à cidade do Adriático. A coroação era um espectáculo sumptuoso que começava com a apresentação ao povo do doge eleito pelos 41 senadores da Serenissima Republica, na Basílica de São Marcos, a que se seguia uma volta triunfal à praça do mesmo nome (em que o doge atirava moedas à multidão) e uma coroação no pátio do Palácio Ducal. Após estas cerimónias, de natureza essencialmente secular, no dia seguinte celebrava-se uma missa de coroação na Basílica de S. Marcos. É uma reconstituição da música desta última cerimónia, tal como teria ocorrido no início do séc. XVI, que o ensemble La Fenice apresenta no concerto de abertura da quinta temporada Reencontros.

As peças seleccionadas são maioritariamente de Andrea Gabrieli (c.1532-1585) e do seu sobrinho Giovanni (c.1554-1612), os dois mais notáveis compositores venezianos do seu tempo, que tiveram papel decisivo na transição do Renascimento para o Barroco. O programa proposto pelo ensemble vocal e instrumental La Fenice, dirigido por Jean Tubéry, é similar ao que gravou no esplendoroso CD In Festo Sanctissimae Trinitatis (Ricercar).

Por José Carlos Fernandes

Publicado:

Detalhes

Também poderá gostar