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Leif Ove Andsnes & Mahler Chamber Orchestra

  • Música, Clássica e ópera
Leif Ove Andsnes
©DR
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A Time Out diz

Para esta ocasião, em
 que dirigirá, a partir do piano, 
a Mahler Chamber Orchestra em dois concertos de Mozart,
 o norueguês Leif Ove Andsnes escolheu duas obras-primas que terão sido compostas com escassos dias de intervalo,
 em Fevereiro de 1785: os concertos n.º 20 K.466 e n.º 
21 K.467. O pai de Mozart, Leopold, chegou a Viena, em visita, vindo de Salzburg, a
14 de Fevereiro de 1785, data da estreia do K.466 e relatou, em carta a Nannerl, irmã de Mozart, a apresentação, com Mozart como solista (e maestro, como era uso na época), “de um excelente concerto para piano” – elogio que tem maior valor quando se sabe que Leopold era homem austero e de palavras bem medidas. A composição fora terminada poucas horas antes da estreia e Mozart nem teve tempo de ensaiá-la, pois teve de supervisionar e rever a cópia das partituras para a a orquestra.

Andsnes não terá esta pressão sobre si, já que conhece bem o K.466, que gravou para
a EMI (hoje Warner), bem
como vários outros concertos de Mozart. O programa inclui outra obra da mesma época:
 a Sinfonia n.o 83 de Haydn, conhecida como “A Galinha”, publicada em Viena em 1787.

[Leif Ove Andsnes explica a sua abordagem, como pianista e maestro, aos Concertos n.º 17 e 20]

Escrito por
José Carlos Fernandes

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