Música polaca em Lisboa

Música, Clássica e ópera
Krzysztof Ksiazek
©DR Krzysztof Ksiazek

A Time Out diz

O programa da Orquestra Metropolitana de Lisboa acopla o célebre Concerto para piano n.º 1 de Chopin – que terá como solista Krzysztof Ksiazek – a uma obra quase desconhecida: a Missa em fá maior (1867), de J.M. Poniatowski, dedicada a D. Luís I de Portugal e cuja partitura foi descoberta há poucos anos (a sua estreia só teve lugar em 2011 na Polónia).

O príncipe Józef Michal Poniatowski (1816-73), primo de Stanislaw II Augustus, o derradeiro rei da Polónia (reinou em 1764-95), nasceu em Roma, viveu em França, obteve cidadania francesa, foi nomeado Senador por Napoleão III e, tendo entrado ao serviço deste, acompanhou-o no seu exílio na Grã-Bretanha, onde viriam ambos a falecer, com poucos meses de intervalo. Para lá dos cargos políticos e diplomáticos, compôs uma dúzia de óperas para teatros italianos e franceses.

Nesta ocasião, a OML associa-se a um contigente polaco, formado por Katarzyna-Oles Blacha (soprano), Wanda Franek (mezzo-soprano), Andrzej Lampert (tenor), Przemyslaw Firek (baixo), o Coro da Rádio Polaca e o maestro Sebastian Perlowski.

Detalhes

Também poderá gostar