Tigran Hamasyan & Coro Gulbenkian

Música, Clássica e ópera
Tigran Hamasyan
©DR Tigran Hamasyan

A Time Out diz

Este concerto, inserido nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Calouste Gulbenkian, dá-nos a ouvir o pianista e compositor arménio Tigran Hamasyan em três facetas: em piano solo; em duo com Norayr Kartashian, um tocador de duduk, (instrumento tradicional arménio de palheta dupla, afim do oboé); e dirigindo o Coro Gulbenkian a partir do piano.

Hamasyan, nascido em 1987 em Gyumri,
 não só tem um espectro de interesses
surpreendentemente largo, que abrange o jazz, a música clássica, o prog-metal (é fã de Tool e Meshuggah) e a música tradicional do seu país, como é capaz, nalgumas das suas composições, de fundir todos estes géneros numa peça congruente.

A solo e em duo o repertório centrar-
se-á no álbum An Ancient Observer (2017, Nonesuch) e no EP For Gyumri (2018, Nonesuch), discos assentes no piano e com intervenções pontuais de voz e electrónica. Com o Coro Gulbenkian, o repertório será o do álbum Luys i Luso, que toma música sacra arménia dos séculos V ao XX e a reinventa em arranjos para coro e piano – o CD, que Hamasyan gravou com o Coro de Câmara Estatal de Yerevan para a ECM, foi lançado em 2015, no 100.o aniversário do genocídio arménio.

[Excerto do álbum Luyz i Luso (ECM), pelo Coro de Câmara Estatal de Yerevan e Tigran Hamasyan]

Detalhes

Também poderá gostar