A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Vijay Iyer & Craig Taborn

  • Música, Jazz
Vijay Iyer & Craig Taborn
©DRVijay Iyer & Craig Taborn
Publicidade

A Time Out diz

Os duos de Piano são frequentes na música clássica, mas raros no jazz. Menos frequente ainda é que os pianistas sejam ambos
do mais alto nível, conjugação que terá lugar quando Vijay Iyer
e Craig Taborn subirem ao palco da Culturgest – lugar que não lhes será estranho, pois Taborn já aí se apresentou a solo e Iyer já por três vezes aí tocou com o seu trio. O concerto coincide com o lançamento do álbum The Transitory Poems (ECM), gravado pelo duo ao vivo em Budapeste, em Março de 2018.

Os dois pianistas entraram para o catálogo ECM com escasso intervalo, Taborn em 2010, com Avenging Angel, Iyer em 2013, com Mutations, mas o seu primeiro encontro tivera lugar em 2007 no seio do ensemble Note Factory, de Roscoe Mitchell, documentado no álbum Far Side. A boa impressão colhida desse convívio levou a que voltassem a reunir-se em duo, mas, embora este já leve seis anos de rodagem, só agora foi cristalizado em disco. Não se esperem jazz standards ou melodias nitidamente recortadas, antes ondulações oceânicas, cintilações de estrelas, turbilhões de poeira cósmica, que nos recordam de que as existências humanas não passam, como disse o grande pianista Cecil Taylor, de “poemas transitórios”

Escrito por
José Carlos Fernandes

Detalhes

Endereço
Publicidade
Também poderá gostar