0 Gostar
Guardar

Cocktail da semana: Rum sour

Nunca as claras de ovo estiveram tão na moda. Vivemos tempos um pouco azedos em que os sours começam a entrar nos rituais nocturnos de combate à desidratação. No Rio Maravilha, o rum sour, feito por Fernão Gonçalves, é um dos cocktails mais pedidos.

Fotografia: Arlindo Camacho

Quando começa a enumerar os ingredients do rum sour, Fernão Gonçalves, chefe de bar do Rio Maravilha, com uma das melhores vistas da cidade, diz-nos para mencionar as claras de ovo no meio dos outros ingredientes – e não no início ou no fim – para não estarem em grande destaque e não desencorajarem ninguém.

Pelo contrário, começam a tornar-se essenciais nas listas de cocktails de vários bares pela cidade. No Rio Maravilha os sours já são dos clássicos mais populares. Com base de gin, whiskey (reza a história que este foi o primeiro sour a ser inventado, com limão e açúcar, no século 19, em Iquique, no Chile) e rum, o cocktail que escolhemos esta semana custa 8€.

Na carta de cocktails de autor existe também o rum sour de ananás (braseado, com mel, alecrim e paprika) e o rum sour de maracujáe baunilha, ambos também a 8€. Se o rum pode ser o sucessor do gin, talvez o rum sour faça com que o gin tónico não seja sempre o centro das atenções à noite.

Ingredientes: rum, sumo de limão, laranja, xarope de baunilha, clara de ovo, essência de cardamomo, fisális.

 

Comentários

0 comments