A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

100 órgãos a pilhas põem o Museu do Oriente a ondular

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Ainda guarda no baú aquele pequeno teclado a pilhas que fez parte da sua infância? Saiba que para Asuna, artista japonês, o instrumento é uma relíquia capaz de dar música. Asuna actua no Museu do Oriente, a 16 de Setembro, e vai proporcionar uma experiência sonora com 100 pequenos órgãos electrónicos.  

É de 75 minutos, sem pausas, a duração do espectáculo que começa às 18.00 e onde o músico vai brincar com os sons, um concerto que passa por Lisboa integrado na 100 Keyboards World Tour.

Começou em 2002 esta paixão do japonês que explora todas as possibilidades que um órgão a pilhas tem para dar. Em termos técnicos, Asuna explora os sons de interferência e a ressonâncias moiré que, trocado por miúdos, é um fenómeno que resulta quando ondas sonoras da mesma frequência se propagam em direcções diferentes, sobrepondo-se umas às outras – agora imagine isto x100.

Assim sendo, a experiência auditiva é diferente consoante o local de onde estiver a assistir ao concerto, uma vez que se criam diferentes loops de ondulação sonora.

+ Setembro é no Museu do Oriente é para os miúdos

Últimas notícias

    Publicidade