A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Cozinhar com cinco ingredientes ao estilo de Jamie Oliver

Escrito por
Mariana Correia de Barros
Publicidade

Os livros de cozinha de Jamie Oliver já nos deram tudo. Primeiro, há mais de dez anos, a sua linha de cozinha mais simples, depois as refeições italianas, as que prometiam poupanças, as refeições em 15 minutos (sempre mais tempo, claro), a cozinha saudável, a saudável para as famílias, as receitas de Natal... Deram tudo e sempre em alturas-chave das tendências na cozinha. O monstro mediático que é o chef britânico e a equipa que com ele trabalha, contribuem para saber exactamente quando lançar, o quê e para quem, sempre aprimorando a forma como o faz.

O último a chegar às bancas chama-se 5 Ingredientes - Receitas Fáceis & Rápidas, saiu em Inglaterra no final de Agosto, e junta 130 receitas para quem 1) não tem muito tempo; 2) prefere abastecer-se num supermercado normal em vez de andar à procura de ingredientes específicos; 3) tem cuidado com a alimentação - “à excepção do capítulo Coisas Doces, 70% das receitas são saudáveis” (p.9); 4) percebe pouco ou nada de cozinha.

Para chegar aos cinco ingredientes essenciais a cada uma das receitas, não são contabilizados o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta, e há vários produtos comprados feitos – chutney de manga, pesto, maçã desidratada, por exemplo. Mesmo os mais exóticos já são fáceis de encontrar em Portugal.

Do porco ao borrego, dos legumes ao frango, dos doces aos ovos, aqui há de tudo. Apresentam-se receitas mais básicas, como uma salada de atum com feijão-manteiga (p.28) e a empada folhada de frango (p.102) e outras mais trabalhadas, caso dos mexilhões com molho de sidra (p.140) ou da tarte tatin de ameixas (p.282).

Graficamente, e à excepção dos seus primeiros livros, este é capaz de ser o seu trabalho mais simples. Não há fotografias do chef a cozinhar em família, há planos fotográficos simples, há sempre os ingredientes a cru ao lado (nunca é bonito, verdade seja dita, mas aqui estão bonitos), mas folheá-lo é ouvir instantaneamente na nossa cabeça a voz do chef enquanto cozinha com as mãos – “lovely”, “gorgeous”, “fantastic”.

Livro: 5 Ingredientes - Receitas Fáceis & Rápidas

Autor: Jamie Oliver

Editora: Porto Editora

Preço: 24,90€

 

+ Sai uma receita de tarte caseira para brilhar no Instagram

+ isto não é um livro de receitas. É uma espécie de biografia de chefs

Últimas notícias

    Publicidade